Fotos: Luiza Klein

Depois da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer, de Venâncio Aires, nesta quarta-feira, 29 de maio, foi a vez da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Coppetti, de Sobradinho, receber a equipe do projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes, desenvolvido pela Unisc por meio do Programa Unisc-Escola e dos cursos de graduação.

Na oportunidade, foram oferecidas oficinas e palestras para centenas de pessoas, entre alunos e professores do educandário. Acadêmicos estrangeiros que estão participando da International School na Unisc, evento promovido pela Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da instituição, também conversaram com os estudantes sobre as suas áreas de estudo nos outros países. No intervalo das aulas, ocorreram atividades de integração e distribuição de brindes entre os alunos.

Segundo o professor do Departamento de Comunicação Social da Unisc e coordenador do projeto, Hélio Etges, o objetivo é implantar um processo compartilhado de ações extensionistas a partir do princípio da reflexividade, direcionado para atividades construídas através de práticas interativas e democráticas, visando a novas estratégias de acesso ao conhecimento.

As ações são propostas por meio da interação dialógica entre diferentes segmentos da universidade e das escolas envolvidas com o projeto, criando uma conexão de conhecimentos de ambos os lados. As intervenções nos educandários decorrem de demandas da própria comunidade escolar ou de proposições da Unisc.