A partir de abril, pacientes amputados transfemurais que buscam assistência junto ao Serviço de Reabilitação da Universidade de Santa Cruz do Sul (SRFis/Unisc), terão uma opção mais confortável para acabamento estético para próteses físicas. A universidade, em parceria com a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), investe na colocação de capas de próteses transfemurais, cujo revestimento cosmético possui design arrojado.

De acordo com a coordenadora do SRFis/Unisc e coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Angela Cristina Ferreira da Silva, a  Unisc será a primeira, entre os três estados do sul, a empregar este acabamento no Sistema Único de Saúde (SUS) aos amputados protetizados transfemurais.

O material é mais moderno e substitui a espuma que já é utilizada. Os usuários poderão optar entre um e outro revestimento. “As vantagens são a fácil higienização e colocação, além de mais conforto e variedade de cores. Além disso, há uma forte justificativa técnica: a responsabilidade ambiental, já que o plástico é reciclado e a espuma não”, completa a professora.

A capa é dividida em duas partes: traseira e frontal. A parte traseira é fixada na parte frontal por meio de ímãs. Como é produzida em poliuretano injetado, a capa pesa menos de 600 gramas. O design já foi ganhador de três prêmios internacionais.

“Iniciamos o ano no SRFis sempre buscando inovação e conforto aos nossos usuários e com a parceria da Acadef, que tem sido fundamental nesse aspecto. A associação traz as inovações e, enquanto serviço, estamos em consonância com o mercado oferecendo as tecnologias na área e ainda bem-estar ao usuário, via SUS”, complementa Angela que tem o apoio do fisioterapeuta e responsável técnico pela oficina ortopédica da Acadef, Jivago Di Nápoli.

Saiba mais

Os serviços oferecidos no SRFis/Unisc são referência para 25 municípios que compõem a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a 8ª CRS. São feitos ainda atendimentos de fisioterapia, consultas de enfermagem, psicologia e serviço social pelos estudantes bolsistas, com suporte técnico direto de profissionais da área e/ou docentes desses cursos.

Há ainda setores como o laboratório de feridas e o retorno gradativo, em 2022, do atendimento em grupo, pelo estagiário de Educação Física; entrega pública de cadeira de rodas; e a continuidade dos atendimentos pelo estágio  da psicologia.