O Hospital Santa Cruz (HSC) comemora neste sábado, dia 22 de maio, 113 anos de serviços prestados à comunidade. Fundado em 1908, a Instituição é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, com cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 245 leitos, mais de 900 funcionários e um corpo clínico qualificado e em constante aperfeiçoamento composto por 247 médicos.

Mantido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) desde 2003, o HSC é certificado como Hospital de Ensino, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. Atualmente oferece cinco programas de residências médicas e o programa de residência multiprofissional em saúde, que abrange oito áreas, além de receber a cada semestre uma média de 800 estudantes de diferentes cursos da graduação, pós-graduação e cursos técnicos, qualificando a assistência à comunidade.

O HSC também é referência em Alta Complexidade em Traumatologia/Ortopedia e em Gestantes/Partos de Alto Risco, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular, Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Unidade de Referência em Oftalmologia. Além disso, possui nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.

Em 2021, o aniversário de 113 anos do Hospital Santa Cruz ficará marcado pelos intensos desafios que a Instituição enfrentou neste último ano devido à pandemia do novo coronavírus. Apesar das dificuldades para encontrar alternativas e para se adaptar à nova realidade, o HSC manteve a maioria dos seus serviços e buscou qualificar o atendimento nas demais áreas, com o compromisso de não deixar a população desassistida.

“Tivemos que fazer uma reconfiguração completa, mas sem poder parar com os demais serviços do hospital”, aponta o diretor geral da Instituição, Vilmar Thomé. “Foi um ano de grandes desafios e mudanças, mas buscamos incansavelmente a formação de equipes e adaptações de estruturas para poder atender à nova demanda, tornando o Hospital uma referência também no atendimento a pacientes com covid”, destaca.

Para comemorar os seus 113 anos, o Hospital Santa Cruz divulgará em suas redes sociais uma série em três episódios contando as histórias de seis funcionários da Instituição, contadas por familiares. A produção teve a parceria da Pé de Coelho Filmes e os episódios serão veiculados neste dia 22 de maio e em outras duas datas da próxima semana, a serem definidas.

Hospital Santa Cruz em números
De acordo com o Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social 2020 da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), lançado em março deste ano com dados, números e projetos desenvolvidos pelas suas quatro mantidas, o Hospital Santa Cruz teve, ao longo do último ano, 125.648 atendimentos ambulatoriais e 10.185 internações. Também foram feitos 11.398 procedimentos cirúrgicos e 1.978 partos.

Outros números chamam a atenção no Hospital. Por exemplo, as 288.767 refeições servidas ao longo de 2020, que movimentaram mais de R$ 1 milhão na indústria alimentícia da região. A lavanderia da casa de saúde também é destaque, processando cerca de 500 toneladas de roupas durante o último ano. Estes e outros números do HSC, além de todos os projetos, programas, capacitações, cursos, eventos, entre outras ações desenvolvidas pelas quatro mantidas da Apesc em 2020 podem ser conferidos no Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social da entidade, por meio do link http://apesc.net.br/balanco2020.

Sorteio
Um sorteio pelo Instagram irá presentear dois ganhadores no mês de aniversário do Hospital Santa Cruz. Cada contemplado irá receber um kit contendo uma camiseta do Programa de Fidelidade Amigo HSC, um copo Amigo HSC e os seis livros da série Lino – O Anjinho Travesso. O sorteio ocorrerá no dia 28 de maio e os ganhadores deverão retirar o prêmio no Centro de Especialidades do Hospital até o dia 11 de junho.

Para concorrer basta curtir o post oficial no Instagram, marcar um amigo por comentário e seguir os perfis @hospitalstacruz, @centrodeespecialidadeshsc e @cdii_hsc. O Amigo HSC (http://amigohsc.com.br) completou cinco anos em abril e dá direito a descontos em consultas ambulatoriais adulto, tanto na emergência como em diversas especialidades, internações e exames laboratoriais e de imagem, medicamentos e serviços em caráter particular, além de benefícios em mais de 70 estabelecimentos parceiros.