Estão abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para o seminário Potencialidades e oportunidades na área de energia solar fotovoltaica, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) – Mestrado, da Unisc. O evento ocorrerá no dia 31 de outubro, das 18h30 às 22h30, na sala 5328, bloco 53 (2° andar), no campus de Santa Cruz do Sul.

A participação é gratuita e são disponibilizadas 60 vagas, prioritariamente, para engenheiros das mais diversas modalidades, arquitetos, técnicos em eletricidade e eletricistas instaladores. É necessário comprovar a formação profissional no formulário de inscrição, através de documentação anexada. As vagas remanescentes serão disponibilizadas para estudantes e demais interessados. A comprovação é necessária por solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, que está patrocinando o seminário. A divulgação dos selecionados será em 26 de outubro.

O objetivo do evento é apresentar para os profissionais de engenharia e de arquitetura, em especial da área elétrica, as potencialidades e as oportunidades no campo de energia solar fotovoltaica. O seminário será ministrado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Leandro Michels. O docente possui doutorado em Engenharia Elétrica pela UFSM e já orientou três teses e cinco dissertações na área de energia fotovoltaica.

Além disso, Michels é coordenador do LabEnsaios INRI-UFSM, laboratório acreditado pelo Inmetro para realizar ensaios de inversores fotovoltaicos no Brasil, e de comissões técnicas da ABNT/CB-003/CE 003 082 001, responsável pela confecção de normas técnicas brasileiras de sistemas de conversão de energia solar fotovoltaica; autor de mais de 100 artigos científicos, em sua maior parte associado à energia solar fotovoltaica; e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, categoria 1D.

Mais informações e inscrições no site http://inri.ufsm.br/index.php/eventos/i-seminarios-em-fotovoltaica.

Programa:

UNIDADE 1 – Introdução aos sistemas de geração fotovoltaica

1.1 – Formas de aproveitamento da energia solar

1.2 – Contextualização do uso da Energia Solar no mundo e no Brasil

1.3 – Classificação dos sistemas fotovoltaicos.

UNIDADE 2 – Características do sol para captação solar

2.1 – Radiação solar e fluxo solar incidente na terra.

2.2 – Efeitos da atmosfera terrestre na irradiância incidente.

2.3 – Mapas de irradiação solar

2.4 – Posicionamento de sistemas para captação solar