Fotos: Case Marketing

Angelo Hoff (E) e João Paulo Reis Costa

Ocorreu nesta terça-feira, 27 de novembro, o 4º Seminário de Agroecologia, promovido pela Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP), junto com a Uergs e a Unisc, por intermédio do APL de Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo. Na oportunidade, ocorreu a aula inaugural do Centro Vocacional Tecnológico de Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O evento contou com cerca de 270 pessoas, de mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul. Também esteve presente o pesquisador do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Alfredo da Costa Pereira Junior.

Segundo o coordenador do APL de Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo, João Paulo Reis Costa, está sendo dado um passo muito importante de fortalecimento da agricultura familiar no VRP, pois estão iniciando as atividades do CVT da Diversificação, com o 4º Seminário de Agroecologia promovido pela AAVRP, numa articulação do APL. “São três entidades que, juntas, somam mais de 50 entidades da região que trabalham com a agricultura familiar e estão sensíveis ao debate da agroecologia. Não podia ter estreia melhor para o nosso CVT", salientou Costa.

O pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, ressaltou que a governança do CVT está muito satisfeita com a presença, a participação e a energia percebida neste primeiro dia das aulas regulares do Centro. “A programação foi intensa e atingiu os objetivos de envolver a governança e as lideranças institucionais da região que trabalham com agricultura familiar, principalmente com os jovens das escolas famílias agrícolas e os agricultores. Foi gratificante ver a interação de todos e o interesse dos jovens agricultores em expandir os negócios familiares”, ressaltou Hoff.

Durante a manhã, ocorreu ainda uma mesa-redonda sobre Segurança e Soberania Alimentar na perspectiva da Agroecologia, composta pelo professor Alfredo da Costa Pereira Junior; pela professora do Departamento de Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gisele Martins Guimarães; pelo integrante da Embrapa Clima Temperado - Unidade Pelotas (RS), Fernando Rogerio Costa Gomes; e pelo gestor executivo do Arranjo Produtivo Local de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo (APL/VRP), Jesus Edemir Rodrigues.

No turno da tarde, foram realizadas oficinas temáticas, cujos assuntos abordados foram: Sementes Crioulas, Homeopatia Popular e Comunitária, Plantas Reparadas do Solo, Controle Biológico na Lavoura, Plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e Princípios de Agrofloresta.