Tendo como tema A (In)segurança alimentar e nutricional no contexto da fome e do direito à alimentação, ocorre de 11 a 17 de outubro em Santa Cruz do Sul a Semana da Alimentação, alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, data que marca a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).  A realização é do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e da Unisc.

Sendo a alimentação um direito de todos, expresso em Constituição Federal, o município de Santa Cruz do Sul atua na garantia desse direito com a distribuição de alimentação diária (de segunda a sexta) nas cozinhas comunitárias, fornecendo uma média de 781 refeições/dia para mais de 260 famílias. Auxilia, ainda, com o repasse de cestas básicas de alimentos não perecíveis para as pessoas atendidas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Há também a atuação do Banco de Alimentos, que repassa mantimentos não perecíveis provenientes de doações de empresas e pessoas físicas, e alimentos perecíveis, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aos serviços da Secretaria e também a dez entidades socioassistenciais cadastradas, o que proporciona uma melhora na qualidade da alimentação com produtos mais naturais a todos as pessoas atendidas nesses serviços. Esses alimentos são também distribuídos semanalmente como kits de alimentos às pessoas atendidas nas cozinhas comunitárias, como forma de complementar as refeições. Cada semana é atendida uma cozinha comunitária ou ponto de distribuição de refeição. As entidades socioassistenciais do município exercem atividades recreativas, oficinas culinárias, entre outras atividades, como forma de promoção da alimentação saudável para as pessoas atendidas.

Neste ano, em virtude da pandemia, as ações serão mais restritas, com a distribuição, dentro dos protocolos sanitários, para as pessoas atendidas nas cozinhas comunitárias, de folders com receitas para o aproveitamento integral de alguns alimentos que compõem as cestas recebidas. As entidades socioassistenciais, escolas da rede municipal e serviços da saúde repassarão esse material de forma virtual. A ideia é auxiliar na melhoria da qualidade da alimentação, com o aproveitamento de alimentos, pois essa prática é uma alternativa no combate à fome.

No dia 13 de outubro, quarta-feira, às 19h30, será realizada uma live com o tema Segurança Alimentar no contexto da Agroecologia, com abertura feita pela presidente do Conselho, Aline Bianca Gonçalves, e falas de Antônio Carlos Gomes, professor da Escola Família Agrícola, e Bianca Inês Etges, professora do curso de Nutrição da Unisc.