O estudo de abrangência nacional é realizado pela UFPel, em parceria com o Ibope Inteligência, e conta com o apoio da Unisc.

Ingre Paz é a professora do curso de enfermagem que está na coordenação técnica da pesquisa pela Unisc.
Equipe de coletadores após realizar capacitação.

Santa Cruz do Sul receberá a quarta fase da pesquisa nacional Epicovid19-BR entre os dias 27 e 30 de agosto. No período, pesquisadores credenciados estarão visitando residências sorteadas de forma aleatória para realizar testes rápidos para Covid-19 e aplicar um questionário sobre hábitos de saúde. A pesquisa é uma realização do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e conta com o apoio de universidades parceiras como a Unisc.

Considerando o alto número de casos de infecção e mortes por coronavírus no país, a nova fase da pesquisa tem o objetivo de medir o nível de imunização na população brasileira, bem como busca identificar as formas de propagação da doença. A partir dos resultados obtidos se torna possível criar políticas públicas que sejam mais assertivas no combate da pandemia.

“É de grande importância que a comunidade participe da pesquisa, pois a partir dela é possível encontrar soluções, baseadas em critérios científicos, para a pandemia. Todos os coletadores são treinados e possuem credencial com foto, além de estarem sempre utilizando equipamentos de proteção individual para manter a segurança do morador”, explica Ingre Paz, professora do curso de enfermagem da Unisc que atua na coordenação técnica da pesquisa.

Essa fase da pesquisa é financiada pelo programa Todos pela Saúde, aliança criada pelo Itaú Unibanco para apoiar o enfrentamento da Covid-19. O Ibope Inteligência segue à frente da realização do estudo. Ao todo são, 133 munícipios do Brasil, de todos os Estados, selecionados para participar.

Qual a dinâmica da pesquisa?

Ao chegar na residência elegida através de critérios do IBGE, o coletador irá sortear um morador para realizar a testagem. Para a execução do teste rápido é necessário perfurar a ponta do dedo do participante, recolhendo uma gota de sangue que é colocada no teste. Enquanto o resultado fica pronto, o que leva aproximadamente 15 minutos, o participante responde ao questionário sobre seus hábitos de saúde e de rotina.

Todos os coletadores são constantemente testados para a Covid-19 e utilizam equipamento de proteção individual (EPIs) para manter a integridade dos moradores.