No último dia 16, a equipe editorial da “Reflexão e Ação”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), recebeu parecer favorável para integrar a base de dados e indexadora Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc).

A Redalyc, assim como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), é uma das maiores e mais importantes bases regionais que oferece meios para melhoria de indicadores e popularização da ciência da/sobre América Latina. Todos os artigos disponibilizados são de acesso aberto, critério imprescindível para a avaliação do periódico e divulgação do conhecimento científico.

Essa rede é um projeto consolidado pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM), iniciado em 2003, com vistas a acompanhar e a melhorar a qualidade editorial das revistas de Ciências Sociais e Humanas. Atualmente, possuem em sua base indexadora quase 1.600 periódicos de mais de 30 países. Assim, a “Reflexão e Ação” passa a ser um dos periódicos que cumpre um conjunto de itens avaliados pelo Conselho de Avaliadores de Revistas-REdalyc, em diferentes etapas do processo: qualificação, ratificação e valoração quantitativa.

Cabe lembrar que a “Reflexão e Ação”, Qualis-Capes A3, integra também a plataforma Educ@ que se utiliza da metodologia SciELO, o que implica em atender critérios rigorosos de avaliação de revistas, respeitando os padrões internacionais de comunicação científica.

“A notícia chegou quando o Programa avalia sua trajetória no quadriênio vigente e estabelece estratégias de atuação na América Latina, ainda mais fortalecida pelo seu periódico. Através dessa linha editorial, ligada à área de ciências humanas e sociais e mais especificamente à educação, Reflexão e Ação se institui como um canal de visibilidade e reforço aos vínculos criadores de novos conhecimentos entre as universidades e o conjunto da sociedade. Além disso, está associada ao Fórum de Editores/as de Periódicos em Educação/ANPED, acompanhando o movimento editorial da área 38 da Capes”, diz a editora da revista, a professora Cheron Moretti.

Todo o trabalho realizado pelos editores da “Reflexão e Ação” conta com o apoio e supervisão da Edunisc e da Biblioteca da Universidade, bem como o apoio de um bolsista-editor de layout, todos fundamentais para a qualificação permanente do periódico.

A revista pode ser acessada pelo link: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index