Fotos: Divulgação

O Programa de Residência Pedagógica da Unisc realizou, no dia 16 de janeiro, no auditório do bloco 10, o Encontro de Verão, com a participação de estudantes residentes, preceptores e gestores das escolas participantes, além de professores orientadores da Universidade e da coordenação institucional do programa.

“O objetivo principal foi socializar e avaliar as ações de ambientação e diagnóstico desenvolvidas pelos residentes nas escolas, no período de agosto a dezembro de 2018, e construir o plano de ação das regências de classes, que acontecerão de fevereiro a novembro de 2019”, relatou o coordenador institucional do programa, professor Rudimar Serpa de Abreu.

O Programa de Residência Pedagógica da Unisc é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e busca o aperfeiçoamento e a valorização da formação de docentes para a educação básica. A intenção do programa, financiado pela Capes, é valorizar o magistério e apoiar estudantes dos cursos de licenciatura. Entre os principais objetivos estão: propor o aumento da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação de professores dos cursos de licenciatura, promover a inserção qualificada e planejada dos licenciados no cotidiano das escolas públicas e integrar a educação superior com a educação básica.

O programa está organizado em dois núcleos: Humanidades (Pedagogia, Letras, História e Geografia) e Ciências Exatas (Química, Física, Computação e Matemática). As atividades iniciaram em agosto de 2018 nas seguintes escolas: EMEF Bom Jesus, EEEB Estado de Goiás, CE Professor Luiz Dourado e EEEM Santa Cruz. Atualmente conta com 57 estudantes residentes, seis professores preceptores nos educandários e 11 docentes orientados na Unisc.