Estudantes participaram das finais do desafio em Genebra

Make it Bright foi um desafio lançado em março pela Japan Tobacco International (JTI) com o objetivo de proporcionar uma experiência global para jovens inovadores. Este programa foi divulgado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), visando aproximar os estudantes desta oportunidade.

Make it Bright era voltado a alunos do ensino superior que estivessem nos dois últimos anos de qualquer curso e deveria ser desenvolvido em dupla. Assim, seriam escolhidos 25 projetos em nível internacional. Os estudantes da Unisc André Inácio Silva Lopes, do décimo semestre de direito, e José Henrique Brixius de Oliveira, do oitavo semestre de engenharia civil, foram os selecionados para representar o país em Genebra, na Suíça, entre os dias 22 e 23 de outubro.

A reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e o vice-reitor Rafael Frederico Henn, juntamente com os demais membros da reitoria, receberam na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, os jovens para saber mais sobre o projeto inovador que desenvolveram. Após a fala dos alunos, a reitora reforçou o orgulho que a instituição sente por saber que tantos talentos constroem suas trajetórias dentro da Unisc.

“Nós decidimos fazer o melhor nesse projeto e quando começamos a desenvolver a ideia, percebemos que tinha potencial. Nós também aprendemos que tudo o que vivenciamos aqui é uma base para alcançar o caminho que a gente deseja, por que nós vimos que tínhamos o mesmo nível que os participantes de outros países. Toda a experiência foi sensacional”, contou André.

A representante da JTI, Mirian dos Santos Canto, que acompanhou a dupla nas finais em Genebra, sendo a gerente do projeto, revelou que a ideia da empresa é trazer ideias fora da caixa, inovando a empresa por meio de uma perspectiva jovem e que auxilie no futuro brilhante da empresa.

Para Eveline Baier, que trabalha na AAII da Unisc, “as oportunidades de interação entre universidade e empresa são de extrema relevância para a formação de nossos alunos. Essas interações proporcionam ao aluno vivenciar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, além de possibilitar uma experiência rica e transformadora em nível internacional”.