Carmen Lúcia de Lima Helfer foi agraciada com a homenagem na noite desta quarta-feira, 28, em sessão solene realizada pelo Poder Legislativo

Fotos: Jacson Miguel Stülp

Reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer recebeu o título de Cidadã Santa-cruzense das mãos do presidente da Câmara, Bruno César Faller, e do proponente, vereador Francisco Carlos Smidt

A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, é a mais nova Cidadã Santa-cruzense. A honraria foi entregue na noite desta quarta-feira, 28 de março, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, numa iniciativa do vereador Francisco Carlos Smidt (PTB).

A professora Carmen Lúcia de Lima Helfer nasceu em Rio Pardo, sendo filha de José Ermindo Helfer e de Iracema de Lima Helfer. Reside em Santa Cruz do Sul desde 1983 e durante este período desenvolve um trabalho na área educacional junto à Universidade de Santa Cruz do Sul. É Licenciada em Formação Pedagógica, graduada em Direito, possui especialização em currículo e gestão universitária e mestrado em Educação.

Atuou como professora da Escola Educar-se, de 1984 a 1989; professora universitária na área de Formação de Professores e Gestão da Educação Superior; professora adjunta do Departamento de Educação da Unisc. Exerceu os cargos de Pró-Reitora de Graduação de 2006 a 2013 e de pró-reitora de Extensão e Relações Comunitárias, de 2002 a 2005, na Unisc. Foi eleita Reitora da Unisc para o período de 2013 a 2017; e presidente da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), para o período de 2014 a 2018, sendo a Apesc a entidade mantenedora da Unisc, do Hospital Santa Cruz, da Escola Educar-se e do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru).

O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), proponente da homenagem destaca que está muito claro o grande vínculo da professora com o município, não só em termos temporais, mas especialmente pela sua sempre ativa participação junto à Apesc, onde alcançou gradativamente funções de relevância, culminando com a reitoria da instituição. “Afora os destacados aspectos profissionais, torna-se indispensável enaltecer os ricos valores pessoais da nossa homenageada, baseadas no senso ético, humanístico e de justiça, obtendo por isto o respeito e a admiração das pessoas que possuem o privilégio de com ela conviver”, observou.

Em seu pronunciamento, a reitora da Unisc, Carmen Lucia de Lima Helfer, agradeceu a deferência e destacou sua trajetória e a do seu pai, que nasceu no município. “Perante todos vocês meu coração se alegra por todos os anos de luta, no trabalho pela Educação. Resultado de três décadas e meia neste município, tentado ser uma pessoa realizada e feliz. Tenho um sentimento forte de gratidão. Cidade que faz parte do meu cotidiano de infância e adolescência e mantenho uma relação muito forte”, observou. A reitora também agradeceu aos familiares, professores e gestores da Universidade pela compreensão ao longo desta caminhada na Unisc e na Apesc.

*Publicado por Josemar Santos