Patrícia Oliveira Roveda, Daiane Braibante Flores e Angela Cristina Ferreira da Silva

Por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT), foi entregue o certificado de patente da Prótese transfemural aquática, que permite o treino de marcha precoce em pacientes amputados. A tecnologia é resultado do trabalho de conclusão do curso de Fisioterapia de Daiane Braibante Flores, tendo também como autores os professores Patrícia Oliveira Roveda, Angela Cristina Ferreira da Silva (Fisioterapia) e Flávio Thier (Departamento de Engenharias e Computação), e do ex-funcionário dos laboratórios das Engenharias, Janderson Renato Rodrigues dos Santos.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, Angela Cristina Ferreira da Silva, a aprendizagem é um processo formativo, dinâmico e pessoal de cada estudante e, quando há inovação e criação de produtos, oportunidades profissionais podem surgir. “As patentes são um modo de ampliação e de atuação profissional para além do fazer fisioterapêutico, porque materializa a visão ampliada do fazer com novos modos de execução, sendo que o curso de Fisioterapia se orgulha de sempre apoiar essas iniciativas dos estudantes e dos professores”, ressaltou.

“Como profissional da saúde e docente universitária, obter a concessão desta segunda patente de um produto que beneficia pessoas é uma alegria e traz a certeza de que, durante a formação acadêmica, a prática da multidisciplinaridade, a inovação e o desenvolvimento de produtos e serviços são totalmente possíveis e ampliam o processo formativo”, frisou a professora Patrícia Roveda.

Dados sobre a prótese estão disponíveis no link https://www.unisc.br/sites/nitt/tecnologia/protese-transfemural-aquatica/. Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT, pelo fone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1600, bloco 16, do Campus de Santa Cruz do Sul.