Desde o mês de maio está em desenvolvimento a edição de 2016 do Projeto Vivências de Imersão Comunitária (Vicom), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Depois da região do campus de Capão da Canoa, finalizada em 2015 no município de Itati, agora as atividades extensionistas estão ocorrendo em Montenegro, focadas na localidade de Fortaleza e arredores. Uma série de contatos, reuniões e visitas preparatórias já foram realizadas, estabelecendo parcerias com órgãos da administração municipal, da Emater-RS/Ascar, da coordenação da Unisc de Montenegro e da comunidade local. A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) também participa do Vicom, aprofundando o vínculo do projeto com as questões ligadas ao meio rural e ao seu desenvolvimento.

A culminância das atividades de planejamento e preparação do Vicom ocorrerão no mês de dezembro. Uma equipe de acadêmicos de diversos cursos permanecerá durante 10 dias diretamente no interior de Montenegro, interagindo através da convivência e de ações comunitárias construídas a partir de demandas da população.

A coordenação do projeto extensionista é da professora do Departamento de Psicologia da Unisc, Karla Gomes Nunes, e do sociólogo e coordenador do Núcleo de Ação Comunitária (NAC), setor vinculado a Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext) da Unisc, Iuri Azeredo. Fazem parte da equipe os acadêmicos Luana Raiter Zucuni, Milena Simoes Marques, Vinícius Hochscheidt, Leonardo Jaques Severo, Carina Ferreira dos Santos, Márcia André Wink, Fernanda Pellicioli, Maique Rodrigues Vieira, Kawely Chaves Messones e María José Herrera.

Mais detalhes podem ser obtidos junto ao NAC, sala 2710, bloco 27, no campus da Unisc de Santa Cruz do Sul, ou pelo telefone (51) 3771-7320. Informações sobre as edições do Vicom podem ser acessadas em https://www.facebook.com/vicomunisc.

*Publicado por Felipe Nopes