Felipe Nopes

Vinculado ao curso de Engenharia de Produção da Unisc, o projeto de extensão Re_inventar visa incentivar o interesse dos alunos dos ensinos fundamental e médio pelos conhecimentos em engenharia, desenvolvendo habilidades relacionadas às Ciências Exatas. As atividades ocorrem nas segundas e quartas-feiras à tarde, nos laboratórios do bloco 51 da Unisc, planejados para experimentação e descoberta dos princípios tecnológicos.

Durante as oficinas, os participantes montam kits com diversas peças, que possibilitam a simulação de objetos do mundo real, animados pela ação de motores, lâmpadas, engrenagens e sensores, podendo ser controlados por computador. As aulas são ministradas pelos técnicos administrativos e engenheiros mecânicos Cássio Dênis de Oliveira e Ítalo Rosa Policena, que atuam como tutores juntamente com os bolsistas do projeto. “Desenvolvemos os conceitos de todos os cursos de engenharia e verificamos se os alunos têm aptidão para seguir nessa área”, destaca Policena.

Segundo ele, os estudantes também participam de aulas teóricas e de visitas técnicas a todos os laboratórios dos cursos de engenharia da Unisc, a empresas da região e a locais específicos, nos quais as aplicações das técnicas de engenharia se fazem presentes, como o museu da PUCRS, o Laboratório de Gravidade Zero, o Complexo Eólico de Osório, entre outros. O grupo está dividido em quatro turmas, que passam pelos módulos Básico, Avançado e Avançado 2. Cada módulo tem duração de um ano.

O projeto está em andamento desde 2013 e é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Jorge André Ribas Moraes, e pelo professor do Departamento de Química e Física, Bachir Hallouche. “A proposta é promover a troca de experiências e de conhecimentos entre os bolsistas do projeto e os alunos das escolas sobre os cursos de graduação da Unisc, valorizar o comprometimento com o trabalho em equipe e favorecer a socialização dos participantes”, explica Moraes.

Para o estudante Frederico Costa Mueller, 12 anos, as oficinas têm sido bastante educativas. “As atividades e os professores são muito legais. Até agora, o que mais gostei foi aprender sobre suspensão de veículos, porque adoro carros”, afirma. Quem também está empolgado com as aulas é o aluno Sebastian Biguelini Ferrari, 11 anos. “Gostei muito de montar um trator em miniatura e saber como funciona o sistema de direção”, aponta.

Visitas às escolas

Todo início de ano letivo, o coordenador e os técnicos administrativos do projeto fazem visitas às escolas Educar-se, Ernesto Alves, Goiás e Mauá para apresentá-lo aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “Levamos alguns kits desenvolvidos por estudantes de outros anos para mostrar a eles, além das possibilidades que terão caso participem do Re_inventar”, salienta Moraes.

*Publicado por Felipe Nopes