Fotos: Felipe Nopes

Numa parceria inédita, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o Consulado dos Estados Unidos da América (EUA) em Porto Alegre lançaram o projeto English for Inclusion, destinado a 60 estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio de 10 escolas santa-cruzenses. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira, 11 de março, no auditório do Memorial da Unisc.

O objetivo do projeto é construir e consolidar as relações entre os EUA e o Brasil, através do ensino de inglês e da introdução de elementos da cultura americana a alunos de escolas públicas locais, propondo melhorar o nível de língua inglesa dos estudantes e contribuir para uma melhor compreensão cultural e global. A seleção dos participantes ocorreu em dezembro de 2018, por meio de prova realizada na Unisc.

Segundo a coordenadora da AAII, Cristiana Mueller, a oportunidade de estudar inglês precisa ser incentivada. “Que esse projeto abra os olhos de vocês para o mundo. É uma proposta inovadora, que só foi possível graças ao trabalho de muitas pessoas. Esperamos que vocês façam parte da universidade por mais tempo, e não somente neste semestre. Sejam muito bem-vindos à Unisc”, salientou.

Para o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o momento foi de alegria pela parceria firmada com a universidade. “O mundo da inclusão precisa estar presente nas escolas. Teremos um aprendizado que os alunos levarão para a vida e para o mercado de trabalho. Sozinha, a educação não chega a lugar nenhum, mas estabelecendo parcerias, temos condições de ir muito longe”, ressaltou.

O cônsul para Educação e Comunicação no Consulado dos EUA em Porto Alegre, John Jacobs, afirmou que a educação é um dos pilares mais importantes da Embaixada e do Consulado. “Inglês é uma competência essencial num mundo globalizado, que pode abrir portas de trabalho, de ensino e permite conhecer pessoas de qualquer país”, observou.

Em sua fala, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer incentivou os estudantes a aproveitarem ao máximo o curso de inglês. “Para alcançar sonhos, tem que ter uma dose de desafio, e também é preciso persistir. Essa é somente uma porta que abre oportunidades de trabalho, de intercâmbio e muitas outras. Façam jus por serem os 60 selecionados. A responsabilidade de vocês é grande. Não vai ser fácil, talvez terão que abrir mão de algumas coisas, mas pensem no que vocês vão ganhar”, destacou. O evento também contou com a presença de familiares dos alunos e de professores das escolas participantes do projeto, além de docentes da Unisc.

Aulas

As atividades do English for Inclusion iniciaram na tarde desta terça-feira, 12 de março, e se estenderão até o começo de julho, totalizando 32 encontros. Os estudantes foram divididos em quatro turmas, sendo duas de nível básico e duas de nível intermediário. Cada grupo tem dois encontros semanais na Unisc. As aulas são ministradas pela professora Lorena Flores, da Governors State University, localizada na cidade de Chicago, em Illinois (EUA).

Escolas contempladas com o projeto

Colégio Estadual Monte Alverne

Colégio Estadual Professor Luiz Dourado