AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A iniciativa da Escola Estadual Affonso Pedro Rabuske foi uma parceria com o Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (Cepa) da Unisc 

“Foi uma noite memorável.” Desta forma, professores e alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Pedro Rabuske, de Santa Cruz do Sul, se manifestaram no encerramento da atividade Saberes e Sabores, ocorrido na última sexta-feira, 1º. A iniciativa foi construída entre estudantes, docentes e direção da Escola junto com o projeto Organização e Extroversão do Patrimônio Arqueológico do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (Cepa) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), coordenado pelos professores Sergio Celio Klamt e Hélio Etges. 

A degustação ocorreu em espaço organizado na escola onde mais de 100 pessoas puderam provar os pratos típicos preparados. A atividade fez parte do componente curricular Projeto de Vida, trabalhado no 2º ano, coordenado por Dulce Schultz, e que envolveu mais de 25 estudantes neste período letivo. “O desafio foi grande. Foram em torno de 20 pratos típicos da culinária alemã, preparados pelos estudantes, que puderam ser degustados por pais, avós e familiares, além de convidados especiais e outros visitantes. Foi um momento único de integração e de compartilhamento de saberes em que o público teve a oportunidade de aprender sobre a origem de cada prato e seu respectivo preparo”, complementa a professora.

Já para os professores da Unisc, fazer parte de projetos que resgatam aspectos da cultura dos antepassados proporciona uma via de mão dupla na produção e compartilhamento de conhecimentos, além de ser um caminho para a Universidade oferecer outras formas de aprendizagem junto à Educação Básica. “O sucesso do evento da última sexta-feira foi resultado de um trabalho feito a muitas mãos, no qual cada um deu sua contribuição. Em 2024, a Universidade levará mais atividades à escola, além de buscar aperfeiçoar o caminho trilhado no corrente ano.” 

Fotos: Divulgação/Unisc

Escola1 Divulgação

Escola3 Divulgação

Escola4 Divulgação

Escola Divulgação

 

 

MENU PRINCIPAL