AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Com financiamento da Fapergs, projeto busca apoiar iniciativas de aprendizagem criativa a partir do uso de tecnologias e mídias digitais 

O projeto de pesquisa Criativa, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atendeu em 2023 mais de 500 estudantes de Ensino Fundamental de escolas da região. Financiado pelo edital  Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e de Inovação na Área de Educação Básica (Proedu) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a proposta desenvolveu iniciativas para o apoio e o estímulo a atividades criativas de aprendizagem, principalmente a partir do uso de tecnologias digitais.  

Ao longo dos dois últimos anos, o projeto Criativa produziu material didático diversificado, incluindo vídeos originais, cartilhas para professores, oficinas, palestras e conteúdos para mídias sociais. Com isso, buscou atender tanto estudantes quanto professores, com conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçar a intenção de integrar propostas pedagógicas de maneira coesa e prática. A presença em diferentes canais online, como o website do projeto www.criativa.unisc.br, Instagram @criativa.unisc e YouTube @criativaunisc garante acessibilidade e flexibilidade no acesso aos materiais. 

A partir da realização de oficinas e rodas de conversas, sete escolas foram atendidas nos municípios de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Candelária. Além disso, é possível destacar a parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, que resultou em projetos práticos desenvolvidos por professores, como um podcast sobre o conteúdo da disciplina de História. 

O projeto de pesquisa é coordenado pelo professor Willian Fernandes Araujo, docente dos cursos de Comunicação Social e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Administração da Unisc e tem a participação da professora Patrícia Schuster e dos bolsistas voluntários Camilly Letícia Reuter, Eduardo de Oliveira Guterres e José Oscar Finger da Rocha, acadêmicos dos Cursos de Comunicação.

Interessados em receber os conteúdos ou atividades do projeto podem entrar em contato pelo e-mail criativa@unisc.br ou pelo Instagram.

PHOTO 2023 08 17 10 01 07

MENU PRINCIPAL