AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Instituição foi a vencedora na categoria Ensino Superior

Ocorreu nesta terça-feira, 18 de fevereiro, nas dependências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, a cerimônia de entrega dos certificados aos vencedores do X Prêmio Conciliar é Legal 2019, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para estimular a cultura dos métodos consensuais de resolução dos conflitos. A Unisc foi premiada na categoria Ensino Superior, com o projeto de extensão intitulado A crise da jurisdição e a cultura da paz: a mediação como meio democrático, autônomo e consensuado de tratar dos conflitos. Receberam o certificado a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e a coordenadora do projeto, professora Fabiana Marion Spengler.

O projeto iniciou no Fórum da Comarca de Santa Cruz do Sul em 2009. No ano 2013 passou a acontecer na Defensoria Pública e, atualmente, o interessado busca a Defensoria Pública e é atendido por um servidor que verifica as características do conflito. Se o conflito comporta a composição e a parte concorda em participar, ela será encaminhada ao projeto de extensão.  O outro conflitante é convidado a comparecer à sessão. A mediação realizada é um procedimento informal, desenvolvido em ambiente preparado para que os participantes sintam-se seguros e tranquilos para expressar seus sentimentos. Se existir consenso, elabora-se acordo que poderá ser homologado.

Até o ano de 2018 houve cerca de 2.400 atendimentos, beneficiando mais de 3.500 pessoas. Também fazem parte do projeto o professor Eduardo Steindorf Saraiva, as mestrandas Amanda da Cruz Saraiva e Rafaela Matos Peixoto Schaefer, e as graduandas Jordana Schmidt Mesquita e Letícia Reichert de Oliveira.

Esq. para dir.: Rafaela Matos Peixoto Schaefer, Carmen Lúcia de Lima Helfer e Fabiana Marion Spengler.

MENU PRINCIPAL