Criação de um FabLab, um espaço de criatividade para os estudantes da região, foi a ideia mais curtida

O Vale do Rio Pardo vive o período da Consulta Popular, processo em que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado para o próximo ano. Neste ano, foram cadastradas ideias no aplicativo Colab, antes da escolha de todos os projetos, sendo que a ideia que teve mais curtidas foi apresentada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na área da Inovação, Ciência e Tecnologia e recebeu o total de 77 curtidas. Portanto, vai direto para a cédula de votação da Consulta Popular.

A ideia proposta pela Unisc prevê a criação de um FabLab, um espaço de criatividade para os estudantes da região desenvolverem ideias inovadoras, por meio da cocriação. “O FabLab será um espaço de uso colaborativo com equipamentos como impressoras 3D, cortadoras a laser, e componentes de eletrônica que permitirão aos usuários a criação de produtos de forma ágil'', comenta o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst.

Rafael lembra que a ideia não é nova e já vem sendo discutida na Unisc. A instituição já tem espaços similares e o intuito é juntá-los em um mesmo ambiente, com um atendimento ainda mais qualificado. “Junto à estrutura já existente em nossas Engenharias, criaremos um laboratório robusto  e de referência no interior do estado.”

O FabLab será aberto à comunidade. “Queremos convidar uma grande quantidade de escolas da região, que compõem os municípios do Conselho Regional do Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), para que façam uso. É mais do que deixar as portas abertas, é fazer um trabalho ativo de prospecção para que possamos estar contemplando um maior número de estudantes possíveis nessa experiência de vivenciar o laboratório.”

Outro ponto importante é sensibilizar as crianças para a ciência e para a criatividade. “Esperamos plantar uma sementinha  para, quem sabe, lá na frente, essas crianças se encantem, busquem estudar, se qualificar e também desenvolver os projetos profissionalmente.”

Saiba mais

Nesta semana, ocorrem as assembleias microrregionais que têm por objetivo escolher as propostas dentre as deferidas pelos interlocutores das secretarias de Estado que irão compor a cédula de votação, juntamente com a proposta mais curtida, o FabLab.

A votação das ideias, com a finalidade de inclusão dos projetos no orçamento do Estado do exercício de 2023, também será realizada via aplicativo COLAB e no site www.consultapopular.rs.gov.br, das 7 horas do dia 14 de novembro às 23h59min do dia 23 de novembro de 2022.

Para ter acesso ao ambiente de votação, o cidadão precisará informar o número do título de eleitor, o CPF e a data de nascimento. O voto é pessoal e intransferível.