A intenção é auxiliar micro empresas e profissionais autônomos a gerar renda durante a crise da Covid-19

Fotos: Wilian Araújo

Em tempos onde o isolamento social é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para controlar a propagação da Covid-19, uma das preocupações da população é a subsistência. Sabendo que pequenos negócios e profissionais autônomos podem sentir de modo severo os impactos econômicos da pandemia, os cursos de Comunicação Social e de Fotografia da Unisc deram início ao “Comunicação no Isolamento”. O projeto, que já está em prática, disponibiliza serviços gratuitos de publicidade e marketing, para auxiliar esses profissionais a divulgar seus trabalhos.

A ação voluntária une esforços de professores e acadêmicos dos cursos de Comunicação e Fotografia para entregar serviços nas áreas de design, desenvolvimento de conteúdo, criação de sites, consultoria em redes sociais, edição de imagens e criação de pequenas peças audiovisuais.  “O projeto é uma forma de contribuir para que os negócios locais possam resistir a esse período de pandemia. Como profissionais da comunicação, estamos compartilhando nossos conhecimentos para auxiliar na manutenção da renda de quem precisa”, destaca a subcoordenadora dos cursos de Comunicação, Patrícia Regina Schuster.

Os interessados pelo atendimento devem realizar contato através do WhatsApp Comercial (51) 3717-7383 ou enviar e-mail para waraujo@unisc.br. Depois, as entregas serão agendadas de acordo com as demandas especificas de cada profissional. Todas as consultorias para o desenvolvimento dos trabalhos são gratuitas e ocorrem via ligação telefônica, vídeo chamada ou redes sociais. Também, estão sendo compartilhados conteúdos sobre Comunicação para quem deseja ampliar conhecimentos na área, através do site do projeto https://comunicacaonoisolamento.wordpress.com .

Projetos que já foram desenvolvidos

Leonardo Pereira, acadêmico de jornalismo, desenvolveu um site para a escola de educação infantil Caminho do Saber, sob a supervisão da professora Cristiane Lindemann, e destaca que a experiência foi de grande importância, tanto pela oportunidade de auxiliar uma pequena empresa da cidade, quanto pela troca de conhecimento. “Foi sensacional, especialmente porque pude aperfeiçoar áreas que não tinha tanto conhecimento prático, como a organização de elementos, de imagens e do design do site”, destaca.

Segundo a professora Cristiane Lindemann, que orientou Leonardo no desenvolvimento do site, “a escolinha já contava com perfil em redes sociais, mas precisavam de um site para dar maior visibilidade ao negócio. A experiência resultou em ganhos tanto para o aluno, que se envolveu e colocou em prática aquilo que aprendeu na graduação, quanto para o pequeno empreendimento, pois muitas vezes não há recursos para investir em estratégias ou produtos de Comunicação, ainda mais neste momento delicado que estamos vivendo e que afeta a economia de forma expressiva".

Outro trabalho realizado foi a criação de materiais gráficos e de identidade visual para um profissional da área de informática de Santa Cruz do Sul. A acadêmica de jornalismo, Caroline Appel, desenvolveu a atividade sob supervisão do professor Willian Araújo e conta que “a oportunidade de criar, junto com o professor, foi incrível e o retorno de agradecimento que o empreendedor nos deu, trouxe uma sensação de propósito. Agora, estou trabalhando em outro projeto, desta vez na criação de um site para uma psicóloga, ao lado de outros dois colegas”.