AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Devido à pandemia, alguns dos alunos estrangeiros estão acompanhando as aulas de forma remota e
outros já estão na Instituição

 Victor Stive Flores Gamez e sua esposa, Sonia, em viagem do Peru para o Brasil.

Victor Stive Flores Gamez e sua esposa, Sonia, em viagem do Peru para o Brasil.

A Unisc tem fortificado sua internacionalização a cada ano que passa, recebendo intercambistas de diversos lugares do mundo, enviando alunos para instituições de diferentes países e desenvolvendo atividades internacionais em múltiplos níveis. No ano de 2021, a Instituição deu mais um passo em direção ao acolhimento internacional e recebeu sete alunos em seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de quatro diferentes países, sendo eles: Colômbia, Equador, Moçambique e Peru.

Os editais de cada programa foram lançados no ano de 2020 e as inscrições foram recebidas até o final de novembro do mesmo ano, com o resultado publicado no mês seguinte. As convocatórias de bolsas foram abertas para estudantes de todas as nacionalidades e áreas do conhecimento. Os selecionados estão divididos em acadêmicos de mestrados e doutorados nos seguintes Programas de Pós-Graduação: Administração, Desenvolvimento Regional, Letras, Promoção da Saúde, Psicologia, Sistemas e Processos Industriais e Tecnologia Ambiental.

O objetivo é expandir a interação entre a Unisc e o mundo, dando a oportunidade de os estudantes estrangeiros obterem uma formação internacional e de alta qualidade, enquanto a Instituição cresce em sua internacionalização por meio da troca de experiências e diversidade, além de investir na pesquisa internacional e cooperação entre diferentes países. Ambas as modalidades nas quais os alunos se encontram, estando no Brasil ou em seus países de origem, têm dado retornos positivos à Universidade por parte dos mesmos, e a Unisc pretende manter a oferta de pós-graduação para estudantes estrangeiros nos próximos anos. É percebido como resultado dessa ação, o maior contato com instituições estrangeiras de origem dos mestrandos e doutorandos e as possibilidades de publicações internacionais que fomentam a internacionalização da Universidade.

O acolhimento dos alunos está sendo feito pelos programas de pós-graduação e pela Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), setor este que esteve presente em todo o processo, auxiliando na divulgação dos editais e informações aos candidatos, antes e após seu aceite na Universidade. A coordenadora da AAII, Cristiana Verônica Mueller, descreve os efeitos positivos dessa experiência: “Essa iniciativa da Unisc é um importante passo para termos mais estrangeiros estudando na Universidade, seja de forma virtual, seja presencial, e essa troca de conhecimentos e realidades permite inúmeros benefícios, em especial uma formação com visão de mundo, tão importante na atualidade”, ressaltou.

A Unisc tem investido cada vez mais em movimentos de expansão das atividades institucionais para com outros países, e a interação de professores e estudantes tem se mostrado uma estratégia importante. “Observamos que a mais recente ação de permitir o ingresso de alunos estrangeiros com bolsa institucional em nossos mestrados e doutorados tem permitido aos nossos alunos a interação cultural com alunos de outros países e a ampliação dos debates e perspectivas acadêmicas”, destacou o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unisc, Adilson Ben da Costa. Em paralelo, está sendo trabalhado o fortalecimento e a ampliação das ofertas de acordos de dupla titulação na pós-graduação e agora expandindo à graduação, para permitir que os alunos recebam dois diplomas, um da Unisc e outro da universidade estrangeira do país cooperado. “A internacionalização é estratégica para a Unisc, tanto na pós-graduação quanto na graduação, pois acreditamos que é uma forma de qualificar e preparar os estudantes para as demandas do mundo pós-formação universitária”, acrescentou Adilson Ben da Costa.

Ivinildo Vilichane (Centro) com sua família de acolhida, Frederico Butzke e Clarice Lia Scherer.

Os alunos

Dentre os sete selecionados para os programas de pós-graduação da Unisc, estão quatro mestrandos e três doutorandos. Todos eles iniciaram suas aulas de modo virtual, mas têm a possibilidade de virem ao Brasil mediante as mudanças das medidas sanitárias aqui e nos países de origem.

Natalia Maria Jaramillo Garcia, engenheira ambiental, está no Equador, cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais na Unisc. Ela relata que decidiu realizar o curso de pós-graduação na Instituição, pois conhecia a qualidade da educação e dos profissionais que trabalham na Universidade. Isso porque Natalia já esteve em Santa Cruz do Sul, em 2015, em um intercâmbio de reconhecimento entre a Unisc e a Universidad Internacional de SEK, quando ela pôde visitar os laboratórios da área ambiental e assistir uma amostra da cultura social dos povos indígenas. “Essa experiência representa uma oportunidade de conhecer diferentes setores produtivos na perspectiva brasileira, que é um país com uma indústria e tecnologia muito mais desenvolvidas e que, ao mesmo tempo, tem uma visão de mundo”, afirma.

O biólogo peruano, Victor Stive Flores Gamez, está fazendo seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e chegou ao Brasil com sua esposa no mês de abril. O biólogo se aplicou para a bolsa, pois a proposta chamou sua atenção após dois anos em busca de uma pós-graduação, quando encontrou na Unisc a oportunidade ideal. Sobre sua experiência em fazer um doutorado em outro país, Victor disse ser bom conhecer novas culturas, realidades, círculos de amizade e uma janela para propósitos mais elevados. “Juntos, desde a diretoria até os professores, são sempre empáticos e abertos para compartilhar conhecimento, ferramentas e oportunidades para um excelente desenvolvimento acadêmico”, enfatizou.

Yureiny Ducuara Gonzalez é graduada em espanhol e literatura pela Universidad del Quíndio, mestre em pesquisa na Universidad Autónoma de Barcelona e atualmente faz seu doutorado na Unisc enquanto reside na Colômbia. “Estava procurando há mais ou menos 10 anos [um curso de doutorado] com bolsa e estava muito interessada em fazer na área de literatura e complementar algumas áreas da linguagem”, relata. Em setembro, a colombiana irá ministrar uma oficina no X Colóquio Internacional Leitura e Cognição, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, do qual a doutoranda faz parte.

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Ivinildo José Vilichane, não se intimidou com os desafios da pandemia e partiu de Moçambique para ser recebido na Unisc, em março deste ano. Além de começar seus estudos de mestrado, o biomédico trabalhou no laboratório de Biomedicina da Instituição logo que chegou ao país e, atualmente, por meio da Unisc, está estagiando no Laboratório Horta, onde diz poder partilhar suas experiências, aprender e ganhar conhecimento de forma ampla. A vivência no mestrado, para Ivinildo, “representa uma vitória conquistada, venho de um país dos mais pobres do mundo, com expectativa de vida a rondar em 50 anos de idade, o índice de desenvolvimento humano um dos mais baixos do mundo e [a população] enfrenta dificuldades sérias para cursar um mestrado ou doutorado dentro e fora do país. É um ganho para minha família e meus pais, acredito que irei granjear valências necessárias para competir ao nível internacional após terminar o mestrado”, frisou.

MENU PRINCIPAL