A professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Suzane Beatriz Frantz Krug, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) e docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), participou do 14° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO) ao lado das doutorandas Bruna Rezende Martins e Letiane de Souza Machado e integrantes do GEPS. O evento foi realizado em Brasília entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro de 2025 reunindo mais de 10 mil participantes.
Considerado o maior encontro nacional da área, o ABRASCÃO promoveu debates amplos sobre temas emergentes da Saúde Coletiva, reunindo pesquisadores, profissionais, gestores e estudantes de todas as regiões do Brasil. Durante o congresso, as participantes apresentaram quatro trabalhos, sendo dois na modalidade comunicação oral: Educação em Saúde em Escolas Rurais do Rio Grande do Sul (RS): vivências à luz dos preceitos freireanos no contexto da tragédia climática; “Caminhos do SUS”: percursos de um jogo para educação em saúde. Outros dois trabalhos foram apresentados na modalidade pôster:Resiliência em Saúde e Desastres Socioambientais: revisão integrativa da literatura e Caminhos da Cidadania: jogo digital como estratégia para educação em saúde na adolescência.
A edição de 2025 teve como tema a “Democracia, Equidade e Justiça Climática: saúde e os enfrentamentos dos desafios do século 21”. O evento incluiu discussões sobre as mudanças climáticas, articulado à equidade e à democracia, evidenciando o compromisso da Saúde Coletiva em compreender e propor ações que enfrentem os impactos das emergências climáticas, como perdas da biodiversidade, insegurança alimentar, racismo ambiental, o sofrimento vivido pelas populações mais vulneráveis, dentre outras pautas.
A participação do GEPS no ABRASCÃO reforça a relevância e o compromisso das pesquisas desenvolvidas pelo grupo e pela Universidade, e também reafirma seu papel no fomento ao diálogo interdisciplinar e à promoção da saúde em diferentes realidades.


