No mês de agosto deste ano começaram as atividades do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) junto a Universidade de Algarve (UAlg), na cidade de Faro, em Portugal. Dentro do PLI, a Unisc foi a única Instituição de Ensino Superior (IES) não pública a ser contemplada. Em agosto, os primeiros três acadêmicos do curso de Ciências Biológicas – Daiana da Colsa Oliveira, Ângelo Patrício Miguel e Vinicius Ferreira – chagaram em Faro e iniciaram as suas atividades acadêmicas, previstas para durar um ano, financiada por bolsas da Capes.

Além disso, o professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc e coordenador do projeto na Unisc, Andreas Köhler, esteve entre os dias 6 e 18 de setembro em Faro para orientar os alunos intercambistas da Unisc e desenvolver diversas atividades. Durante o período em que permaneceu na universidade portuguesa, Köhler participou de reuniões com integrantes do Gabinete de Mobilidade da UAlg e com a vice-reitora sobre o PLI e a inserção e acompanhamento dos alunos, além de ministrar palestras inseridas no Ciclo de Conferências Algarve-Brasil e nos principais centros de pesquisas biológicas, o Centro de Ciências do Mar (CCMar) e o Centro para Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos (CMeditBio).

O docente também firmou cooperações científicas na área de Zoologia, sendo que os acadêmicos da Unisc já estão realizando os seus estágios nos respectivos laboratórios da UAlg, marcando o começo de pesquisas binacionais entre CCMar e CMeditBio e o curso de Biologia da Unisc. A participação no PLI com a oferta de bolsas de intercâmbio para estudantes e de visitas acadêmicas de professores vinculados ao curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Unisc foi possível pelo Acordo de Cooperação existente entre as instituições.

A criação do projeto conjunto e a participação no edital da Capes teve início em 2014 e continuará com atividades até o final de 2017. Ainda no segundo semestre deste ano estarão abertas as inscrições a outros estudantes do curso da Unisc para realização da segunda etapa do programa. Além disso, o curso também definirá o professor que irá na visita acadêmica a Portugal.

Oportunidade nova

Para a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII), que mediou todo o processo com a UAlg, este programa é uma oportunidade nova na Unisc possibilitando ampliar as relações internacionais em cursos de licenciatura. “É muito importante destacar que este foi o primeiro projeto enviado à Capes e, pelo fato de ter sido contemplado, representa a grande capacidade da Unisc de atuar internacionalmente. Além do mais, o programa permite a estudantes do curso a realização de uma experiência internacional diferenciada e facilitada por meio da oferta da bolsa de estudos”, destaca a coordenadora da AAII, Cristiana Mueller.

Segundo Köhler, “o programa possibilita o intercâmbio dos estudantes e contribui com a disseminação de novos conhecimentos por meio da troca de experiências e de contatos científicos e para a ampliação da pesquisa internacional, além de possibilitar a criação de novos projetos de colaboração entre os grupos de pesquisa das duas instituições”.

Sobre a parceria

O Protocolo de Cooperação entre a Unisc e a UAlg foi criado em 2009. Deste então, a Unisc já enviou cinco estudantes de graduação à universidade portuguesa por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (Promai), pelo período de um semestre. Destes, dois são estudantes do curso de Administração, um de Relações Internacionais, um de Ciências Contábeis e um de Engenharia Civil.

A perspectiva atual é a possibilidade de as ações de cooperação ampliarem pelas proximidades de oferta acadêmica. Criada em 1997, a UAlg abriga hoje cerca de 10 mil alunos em 176 cursos, incluindo 50 licenciaturas, cinco mestrados integrados, 24 pós-graduações, 72 mestrados e 25 doutorados, bem como 21 unidades de investigação com 700 docentes e investigadores.

*Publicado por Felipe Nopes