AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

Fabina Piccinin
Grazielle Brandt
 
Camila Thomé
Caroline Castilhos Rezende
 

Dentro da proposta de fortalecer a política de internacionalização da Unisc, duas acadêmicas e duas professoras da Instituição, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), foram contempladas com bolsas de estudo pelo governo americano para participar do programa Study of the U.S. Institutes (SUSI), nos Estados Unidos. Camila Thomé e Caroline Castilhos Rezende, alunas do curso de Engenharia Civil, fizeram parte do SUSI for Student Leaders, que tem por objetivo debater, entre os meses de julho e agosto, o temaQuestões Ambientais Globais com estudantes líderes de todo o mundo.

“Com o intuito de desenvolver jovens líderes quanto a questões ambientais globais e fornecer uma compreensão mais profunda acerca dos Estados Unidos, o programa SUSI contou com representantes de cinco países diferentes (Brasil, Índia, Rússia, China e Japão), proporcionando uma série de palestras, leituras, debates, desenvolvimento de projetos, trabalhos voluntários e viagens técnicas. Por sermos um grupo multicultural, cada um trouxe sua realidade e tornou o aprendizado ainda mais amplo e enriquecedor. Durante as primeiras quatro semanas estivemos na University of Montana, localizada na cidade de Missoula, no estado de Montana. Na quinta semana nós estivemos em San Antonio, no Estado do Texas, e em Washington D.C. Durante essas viagens, tivemos um contato maior com a política e a cultura americana, além de aprender sobre como questões ambientais são trabalhadas nos Estados Unidos.  A experiência foi, sem dúvida, inesquecível e transformadora” (CAROLINE REZENDE-Engenharia Civil).

“A experiência no programa SUSI (Study of the US Institutes) foi extremamente valiosa, tanto considerando os aspectos de desenvolvimento profissional quanto pessoal. Foram cinco semanas intensas de palestras, visitas a empresas e trabalho voluntário focado no assunto Problemas Ambientais Globais, em um grupo multicultural de 20 pessoas vindas do Brasil, da China, da Índia, do Japão e da Rússia. Também tivemos que desenvolver um projeto voltado à gestão ambiental que deverá ser implementado no Brasil, sendo o assunto escolhido pelo time brasileiro (constituído por duas gaúchas, uma paulista e um brasiliense) o empoderamento dos catadores de materiais recicláveis”(CAMILA THOMÉ-Engenharia Civil).

Já as professoras Fabiana Quatrin Piccinin, do Programa de Pós-graduação em Letras, e Grazielle Betina Brandt, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, participaram do SUSI for Scholars and Secondary Educators, cujas atividades ocorreram de junho a agosto. Grazielle realizou trabalhos na área de Cultura e Sociedade Americana, e Fabiana, na área de Mídia e Jornalismo.

"O Instituto Jornalismo e Media do programa SUSI oportunizou uma programação de alta qualidade para nosso grupo, composto de jornalistas e de professores de jornalismo. Nestas seis semanas, pude frequentar aulas numa das melhores faculdades de Jornalismo dos Estados Unidos, a E.W. Scripps School of Journalism, que fica na Universidade de Ohio, na cidade Athens, no estado de Ohio.  A programação oferecida pela escola nos possibilitou discutir grandes temas relacionados especialmente à cobertura jornalística de conflitos, bem como as questões a isto relacionadas, como o drama dos refugiados e dos migrantes. Tivemos ainda uma intensa programação cultural e visita a veículos de mídia em cinco cidades de diferentes estados americanos.  E toda essa experiência se tornou ainda mais rica e transformadora porque éramos um grupo multicultural, formado por representantes de 18 diferentes países com suas línguas, práticas e universos, inclusive midiáticos, diferentes. Uma oportunidade inesquecível" (FABIANA PICCININ-PPGPL).

"As atividades desenvolvidas por mim no Programa SUSI foram realizadas no Instituto U.S. Culture and Society,  na New York University, no Centro de Pesquisa em Cultura, Desenvolvimento e Educação. Atualmente é considerado um centro de referência em pesquisa sobre sociedade e cultura nos EUA, sendo que o Departamento da NYU/Steinhardt está classificado no ranking das cino melhores instituições de educação dos EUA.  Durante seis semanas, tivemos aulas teóricas e viagens técnicas, onde foram analisados os contextos étnicos, raciais, sociais, econômicos, políticos e religiosos, nos quais as várias culturas se manifestam na sociedade dos EUA. As viagens para Nova Inglaterra (Boston, Lowell), Novo México (Santa Fé e Albuquerque) e Washington nos possibilitou uma compreensão sobre como as diferentes culturas influenciaram os movimentos sociais e a constituição da identidade norte-americana. O programa teve uma base interdisciplinar e as diferentes atividades desenvolvidas permitiram construir uma visão mais profunda da sociedade e cultura nos Estados Unidos. A experiência forneceu uma atualização teórica e metodológica e possibilitou aproximação e interação acadêmica com pesquisadores em diferentes áreas de pesquisa nos EUA" (GRAZIELLE BRANDT-PPGD).

 

SUSI for Student Leaders

Programa acadêmico intensivo de curto prazo, com o objetivo de fornecer a grupos de estudantes de graduação considerados líderes uma compreensão mais aprofundada dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, aprimorar suas habilidades de liderança. Durante os encontros haverá uma série de discussões, leituras, apresentações em grupo e palestras. O curso e as atividades em sala de aula serão complementados por viagens educacionais, visitas, atividades de liderança e oportunidades de voluntariado dentro da comunidade local.

SUSI for Scholars and Secondary Educators

Programa acadêmico intensivo de pós-graduação com viagens de estudo integradas, cuja proposta é fornecer ao corpo docente de universidades estrangeiras a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre a sociedade, a cultura, os valores e as instituições dos Estados Unidos. O objetivo final é fortalecer os currículos e melhorar a qualidade do ensino sobre os Estados Unidos em instituições acadêmicas no exterior.

 

 *Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL