Cinco professores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tiveram projetos aprovados no Edital Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) 14/2022 Auxílio Recém-Doutor ou Recém-Contratado – ARD/ARC. Para o edital, dez docentes da Universidade encaminharam projetos, sendo aprovados cinco que receberão aporte de recursos financeiros para a execução.

O edital tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa de doutores que tenham sido recém-contratados, cuja titulação ou contratação tenha ocorrido a partir de 01/01/2017, viabilizando as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia e/ou inovação, em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul.

Os termos de outorga de concessão de apoio financeiro ainda devem ser assinados e o recebimento dos recursos ocorre a partir da formalização. Após o recebimento dos recursos, inicia-se a execução dos projetos com o auxílio administrativo do Escritório de Projetos da Unisc.

Os projetos aprovados que receberão recursos financeiros são:

• Bruno Mendelski de Souza – Os migrantes do sul global e suas inter-relações no território metropolitano de Porto Alegre.
  • Carlos Alexandre Lutterbeck – Sistema de tratamento sustentável de efluentes urbanos utilizando microalgas e wetlands construídos: potencialidades de reuso e de produção de biofertilizantes.
  • Letícia Lorenzoni Lasta – Cuidados com a saúde mental infantil em Escolas da Rede Municipal.
  • Mari Angela Gaedke – Diagnóstico precoce de infecções relacionadas a cateteres venosos utilizando imagem termográfica por infravermelho em dispositivo móvel.
  • Renita Baldo Moraes – Iniquidades socioeconômicas e cárie dentária em escolares: enfoque na insegurança alimentar e na qualidade da alimentação.

professores
Bruno Mendelski de Souza, Carlos Alexandre Lutterbeck, Letícia Lorenzoni Lasta, Mari Angela Gaedke e Renita Baldo Moraes