Duas professoras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tiveram projetos aprovados no Edital Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs) 10/2021 Auxílio Recém Doutor ou Recém Contratado – ARD/ARC. Para o edital, seis professores da Unisc encaminharam projetos, sendo dois aprovados com aporte de recursos financeiros.

O edital tem como objetivo apoiar projetos de recém-doutores ou de doutores que tenham sido recém-contratados (celetista ou estatutário), cuja titulação ou contratação tenha ocorrido a partir de 01/01/2016, viabilizando as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia e/ou inovação, em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul.

Os termos de outorga de concessão de apoio financeiro ainda devem ser assinados e o recebimento dos recursos ocorre a partir da formalização. Após o recebimento dos recursos, inicia-se a execução dos projetos com o auxílio administrativo do Escritório de Projetos da Unisc.

Os projetos aprovados que receberão recursos financeiros são:

Clari Schuh – Diversidade de gênero na gestão das cooperativas de agronegócio do Rio Grande do Sul.

Éboni Marília Reuter – Comportamento cardiometabólico e da aptidão cardiorrespiratória em onze anos: avaliação da transição da idade escolar até a vida adulta.