Em 6 de dezembro de 2018, a Fundação Alemã de Pesquisa (Deutsche Forschungsgemeinshaft) aprovou um novo grupo de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais: Interações entre auto-organização local e regulação estatal em contextos de Estados fracos nos tempos antigos e modernos (Lokale Selbstregelungen im Kontext schwacher Staatlichkeit in Antike und Moderne).

O grupo de pesquisa receberá cerca de 2,5 milhões de euros e é composto por historiadores, arqueólogos, estudiosos do Antigo Testamento, cientistas políticos, geógrafos, etnólogos e sinólogos das Universidades de Würzburg, Bayreuth, Leipzig e do Instituto Arqueológico Alemão. Durante um período de três anos, eles examinarão o funcionamento da auto-organização local nas antigas culturas mediterrâneas e no Sul Global contemporâneo, com estudos de caso em Burkina Faso, Brasil e Moçambique.

O professor da Cátedra de Política Comparada da Universidade de Würzburg, Hans-Joachim Lauth, é um dos responsáveis pelo projetogeral e é coordenador do subprojeto que estudará a Organização da Educação Universitária e de Crédito Financeiro em Sociedades de Migração do Sul do Brasil. Lauth esteve em Santa Cruz do Sul no mês de fevereiro de 2018 para discutir a cooperação da Unisc no estudo, que vai abordar duas experiências de organização local de Santa Cruz do Sul: os casos da Unisc e do Sicredi. Na ocasião, ficou acertada a participação de três professores no projeto: João Pedro Schmidt, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisc, Olgário Vogt, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, e Silvana Krause, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Ufrgs.

Os estudos de caso sobre a Unisc e o Sicredi serão sistematizados em duas teses de doutorado, desenvolvidas na Würzburg Universität. Foram selecionados para o doutoramento Anna Paula Bennech (mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política/Ufrgs) e Matheus Jones Zago (mestre em ciências sociais pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais).

Entre as atividades do projeto que envolvem os professores da Unisc, estão dois workshops a serem realizados em Santa Cruz do Sul (o primeiro em final de setembro do corrente ano e outro em 2021), uma semana de estudos com todos os pesquisadores do projeto na cidade de Würzburg (em 2020) e a atuação como co-orientadores das teses.

Com previsão de duração de três anos, o projeto inicia no mês de abril.  Detalhes sobre o projeto estão disponíveis em: https://www.uni-wuerzburg.de/aktuelles/pressemitteilungen/single/news/neue-forschungsgruppe-genehmigt/