Felipe Nopes

Nesta terça-feira, 1º de outubro, cerca de 70 professores da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) estiveram reunidos na Unisc para desenvolver atividades sobre como relacionar conceitos de Computação ao programa Jovem RS Conectado no Futuro, por meio de projetos. Os trabalhos foram conduzidos por docentes do Departamento de Computação da Universidade.

Durante o encontro, a professora Marcia Kniphoff da Cruz explicou aos participantes o que é Computação, Pensamento Computacional e Computação Desplugada. Houve também a assinatura de termo de compromisso estabelecido entre as escolas estaduais, a 6ª CRE e a Secretaria Estadual de Educação, mantenedora de Porto Alegre. Em seguida, no auditório do bloco 19, o professor Kurt Molz ministrou uma palestra sobre Inovação e Empreendedorismo, tendo em vista que o programa Jovem RS se destina a tornar as escolas mais inovadoras, empreendedoras e criativas.

O docente também falou sobre o impacto da Computação no estudo e no trabalho, lembrando que na área da Computação existem vagas ociosas por falta de pessoal qualificado e, por esse motivo, as escolas devem, como as demais disciplinas, iniciar estudos sobre Fundamentos de Computação.

O evento foi encerrado com o propósito de cada educandário participante introduzir os conceitos de Computação nas aulas, por meio de reunião e disseminação no ambiente escolar e da utilização do material didático sobre Computação Desplugada, desenvolvido pelo projeto Unisc Inclusão Digital (UID), com apoio financeiro da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).