Fotos: Divulgação

Na última sexta-feira, 11 de maio, durante o 10º encontro deste semestre da disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do curso de Pedagogia, a professora Liana Borges participou da aula com o tema Concepções de Educação Popular e suas intersecções com a Educação de Jovens e Adultos. Na oportunidade, a docente, que também é uma das autoras do livro Paulo Freire no Rio Grande do Sul: legado e reinvenção, organizado pelos professores Cheron Zanini Moretti, da Unisc; Danilo Romeu Streck, da Unisinos; e Sandro de Castro Pitano, da UFPel, respondeu a questionamentos dos estudantes sobre o capítulo Mova-RS no Governo Democrático e Popular do Rio Grande do Sul: gênese, práxis e protagonistas.

A participação de Liana nessa atividade reforçou a importância da EJA para a sociedade brasileira e a situou nos diferentes contextos históricos da educação. A partir do que ela chama de “ciclos” da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular, ressaltou as conquistas coletivas para essa modalidade de ensino e as perdas mais recentes com o avanço das contrarreformas. Liana também apresentou as diferentes concepções de educação e a sua relação com a EJA, estabelecendo um diálogo com os alunos presentes.

O encontro da disciplina de EJA, realizado na sala 1002, bloco 10 da Unisc, foi aberto e contou com a participação de acadêmicos das disciplinas de Sociologia da Educação e de Currículo, ambas do curso de Pedagogia, além de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unisc. A obra Paulo Freire no Rio Grande do Sul: legado e reinvenção foi lançada no dia 4 de maio, durante o 20º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, na Unisinos, que abordou o tema Legado e presença de Freire no Rio Grande do Sul.

Currículo

Liana Borges possui graduação em Filosofia (1984), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação (2009) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente tem contratações sem vínculo com prefeituras, governos estaduais e diversos movimentos sociais. Possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos temas Movimentos de Alfabetização (Mova), Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Currículo, Avaliação e Gestão Democrática.

De março de 2011 a março de 2013, foi cedida à Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), inicialmente na coordenação pedagógica da Rede Escola de Governo e, posteriormente, na assessoria da direção da FDRH para elaboração do Plano Político-Pedagógico (PPP), do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Sistema de Gestão da Rede Escola de Governo.

De agosto de 2012 a dezembro de 2013, fez parte da equipe da Assessoria de Inovação, Planejamento e Pesquisa da Unilasalle (Canoas), onde trabalhou como docente no curso de Pedagogia. Em setembro de 2013, assumiu a representação dos Movimentos de Alfabetização de Adultos do Ministério da Educação (MEC), atuando na Comissão Nacional de Alfabetização de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A partir de fevereiro de 2014, firmou contrato com a Unesco para realizar consultoria na região do Xingu, por definição da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do MEC.

*Publicado por Felipe Nopes