Professora Cheron Zanini Moretti (última da esquerda para a direita)

A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGEdu), Cheron Zanini Moretti, esteve no México para participar do lançamento do livro Pesquisa-Educação: mediações para a transformação social e de outras atividades de pesquisa junto à Universidad Nacional Autónoma de México (Unam).

De acordo com a docente, em virtude do pós-doutoramento do professor da Unisinos, Telmo Adams, um dos integrantes do GP também coordenado por ela e reconhecido pelo CNPq, intitulado Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais, participou como professora convidada, no dia 18 de abril, na Facultad de Filosofía y Letras da Unam, do seminário Investigación, educación y mediaciones pedagógicas. Emancipación, pedagogía de la liberación y (des)colonización del pensamento, com o painel Investigación, educación y mediaciones pedagógicas: experiencias, sujetos y saberes.

Já no dia 19 de abril, foi lançado o livro Pesquisa-Educação: mediações para a transformação social, com a presença de dois dos três organizadores (Cheron Moretti e Telmo Adams). A obra conta com a participação da coordenadora do Programa Alternativas Pedagógicas y Prospectivas Educativas en América Latina (APPeA-UNAM), por meio do capítulo Educação, alteridade e mediação pedagógica: limites e perspectivas do conhecimento, de Marcela Gómez Sollano. O encontro teve os comentários da professora Ana Laura Gallardo (Salgari-IISUE/UNAM) e a moderação da professora Martha Corenstein (APPEAL/FFYL-UNAM), ambas integrantes do Grupo APPeAL-México.

A última atividade foi a conferência Pedagogía hoy: investigación, mediaciones culturales yeducación, realizada na Universidad Pedagógica Nacional, em Puebla, no dia 21 de abril.

*Publicado por Josemar Santos