Docente Silvia Virginia Coutinho Areosa participou do VIII Edição do Seminário Novos Horizontes

Nos dias 25 e 26 de setembro ocorreu presencialmente a VIII Edição do Seminário Novos Horizontes – SNH que teve como tema geral “Políticas científicas e ações afirmativas: fundamentos e diretrizes para o futuro da pós-graduação em Psicologia”. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), professora Silvia Virginia Coutinho Areosa, representou os programas profissionais da Psicologia do país e falou sobre o tema “Quais horizontes almejamos para os programas de pós-graduação profissionais na área de Psicologia?”.

O Seminário Novos Horizontes (SNH) é realizado pela Associação Nacional da Pós-graduação em Psicologia/ANPEPP em parceria com a Representação da Área da Psicologia na Capes, CA do CNPq e é o único evento da área com um foco específico no diálogo entre Associações Científicas, Programas de Pós-Graduação e Agências Reguladoras sobre as políticas científicas. A mesa teve também as professoras Zeidi Araujo Trindade da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Luciana Mourão da  Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Marcou pela primeira vez uma discussão específica sobre os programas profissionais  e os novos horizontes da Psicologia. A área da Psicologia, na última avaliação quadrienal (2021), contava com 87 programas acadêmicos e 14 profissionais. Apenas 5 PPGs profissionais foram avaliados com nota 4, sendo o programa da Unisc um deles.