AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, divulgou os ganhadores do Prêmio Pesquisador Gaúcho. Entre eles está o professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, Jair Putzke, agraciado com o prêmio alusivo ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela Unesco para celebrar, em 2016, a busca de soluções inovadoras para a sociedade conviver de forma mais sustentável.

A indicação ao prêmio foi feita pela empresa Souza Cruz, onde Putzke teve um de seus projetos executado. O estudo da área do Parque Ambiental permitiu a realização de uma série de projetos paralelos desde 1996, culminando agora com este destaque. Com o tema Educar para a Cidadania Global, o trabalho realizado pelo docente envolve a área de desenvolvimento sustentável, em especial com jovens e adultos em diversas atividades, como palestras, cursos e em seu museu particular, além da publicação de 17 livros e 69 artigos científicos.

“Acredito na mudança de comportamento das futuras gerações a partir da educação ambiental de hoje, e que a sustentabilidade e os problemas ambientais serão resolvidos em pouco tempo, com esta união global que cada vez mais se esboça como a solução óbvia para o convívio pacífico entre homem e natureza”, revela Putzke.

Criado para reconhecer o trabalho dos pesquisadores na área científica e tecnológica, com o objetivo de mostrar a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho vai agraciar 10 cientistas com relevantes contribuições. Nesta 6ª edição, serão contempladas seis áreas do conhecimento na modalidade Pesquisador Destaque: Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar; e Química, além das categorias Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa e Pesquisador na Indústria. A solenidade de premiação será realizada no dia 6 de outubro, às 20h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

 

*Publicado por Felipe Nopes

 

MENU PRINCIPAL