O evento reuniu pesquisadores de diferentes países e discutiu temas relevantes para a reabilitação de pessoas que vivem com lesão medular

O professor do Curso de Fisioterapia e do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Patrik Nepomuceno, participou da 10th Spinal Cord Injury Conference (10ª Conferência sobre Lesões da Medula Espinhal), organizada pela Canadian Spinal Cord Injury Rehabilitation Association (Associação Canadense de Reabilitação de Lesões da Medula Espinhal), que ocorreu em Toronto, na última semana. O evento reuniu pesquisadores de diferentes países e discutiu diversos temas relevantes para a reabilitação de pessoas que vivem com lesão medular.

Durante a participação, Patrik apresentou o trabalho intitulado “Recommendations for dose and dosage parameters of exoskeleton gait training in SCI/D populations seeking functional restoration”, desenvolvido em coautoria com professores e cientistas da University of Toronto e University Health Network. O estudo foi premiado entre os melhores do evento. “Acredito que a premiação tenha ocorrido em função da inovação do tema e qualidade metodológica envolvida no estudo para a criação de recomendações de protocolos envolvendo exoesqueleto na lesão medular, considerando que existe grande variabilidade de protocolos entre os diferentes estudos”, comenta.

Aproveitando a ida ao Canadá, o professor realizou visita técnica na University of Toronto e University Health Network onde acompanhou e aproximou-se das pesquisas inovadoras desenvolvidas no Laboratório da professora Cathy Craven, que figura entre os 10 pesquisadores mais citados do mundo em reabilitação pós-lesão medular. “Momentos como esse são importantes para a internacionalização da universidade, bem como para o estabelecimento de parcerias internacionais que permitam produções em conjunto, mobilidade in e out de estudantes e professores, entre outras atividades”, fala.

prof.Patrick Divulgação