No dia 3 de maio, ocorreu a videoconferência intitulada Valorização energética de biomassa, ministrada pelo professor da Universidade de Aveiro - Portugal (UA), Luís Tarelho. O evento ocorreu no Laboratório Interativo de Criatividade do Prédio 19, como parte da 2ª International Week da Unisc, com a presença de discentes e docentes do curso de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA).

Na oportunidade, foi oficializada a aprovação do projeto de parceria de instituições brasileiras, Ufrgs e Unisc, com a Universidade de Aveiro (UA). O projeto Estudo de Recuperação de Áreas Degradadas com a Utilização de Partículas Nanoestruturadas conta com financiamento da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Ciência e Tecnologia portuguesa (FCT) e irá permitir a mobilidade de docentes e discentes de pós-graduação das três Instituições em missões de estudo e de trabalho.

O projeto permitirá o desenvolvimento de pesquisas de interesse mútuo e qualificação de recursos humanos, contemplando as áreas de ensino, pesquisa e extensão, sendo a equipe da Unisc é representada pelos professores Adriane de Assis Lawisch Rodriguez, Diosnel Antonio Rodriguez Lopez e Ênio Leandro Machado e pela bolsista PNPD, Pâmela Andréa Mantey dos Santos. Além disso, um acordo de cooperação firmado no final do ano de 2017 entre a Unisc e a UA possibilitará a mobilidade de alunos de pós-graduação e graduação, como é o caso da acadêmica do curso de Engenharia Ambiental, Tailane Hauschild, com viagem confirmada para setembro, onde terá a oportunidade de cursar disciplinas específicas e realizar parte de seu trabalho de conclusão de curso.

Estiveram também presentes no encontro a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andreia Rosane de Moura Valim, e o coordenador do Laboratório de Materiais Cerâmicos (Lacer) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPG3M) da Ufrgs, Carlos Perez Bergmann. A videoconferência foi uma excelente oportunidade de aprendizado sobre temas que abrangem processos e métodos inovadores no controle de impactos ambientais e desenvolvimento de tecnologias ecoeficientes.

*Publicado por Josemar Santos