AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Em caso de necessidade, a solução proporciona que dois ou mais pacientes possam ser atendidos pelo mesmo equipamento de ventilação mecânica

O professor dos cursos de Engenharia da Unisc, Eliezer Henker, desenvolveu uma peça, feita por usinagem, que proporciona a duplicação do uso de aparelhos respiradores. A alternativa, que é uma espécie de "Y", poderá ser utilizada em casos de maior necessidade, ampliando o número de pacientes atendidos em cada equipamento disponível e auxiliando no enfrentamento da Covid-19. Ao longo do processo de criação e dos testes para validar a funcionalidade da peça, estiveram envolvidos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e empresas do ramo metalmecânico da região.

Segundo Eliezer Henker “já existe literatura sobre a duplicação de respiradores e, sabendo disso, buscamos formas de fabricar em tempo hábil. A peça, em si, são conexões para as tubulações dos respiradores conhecidas como traqueias. Existem ressalvas médicas na utilização deste método, que serão devidamente analisadas pelas equipes médicas dos Hospitais. Mas, agora temos a possibilidade de duplicação, o que já traz um caminho de soluções”. Ele também destaca que está fornecendo os desenhos para outros profissionais que queiram fabricar as peças e que elas já foram executadas na cidade de Rezende, no Rio de Janeiro, por meio dos projetos disponibilizados.

A ventilação mecânica atua forçando a entrada de oxigênio no pulmão, por inspiração, e removendo o ar com dióxido de carbono, por expiração, de pacientes com capacidade respiratória comprometida. No enfrentamento ao novo coronavírus, o aparelho respirador é fundamental por tratar quadros que evoluem para o estágio mais grave da Covid-19.  Considerando que a pandemia pode causar um número relativamente grande de pacientes com problemas respiratórios, como ocorre em outros países, a duplicação tem sido uma saída avaliada por profissionais da área da saúde.

Professora Dulciane Paiva (Unisc), Elisane Baierle Correa  e Luis Carlos Redieske  (Enfermeira e Técnico de Enfermagem do Hospital Vera Cruz).

 

MENU PRINCIPAL