Felipe Nopes

De 2 a 6 de setembro, o professor da Universidade de Valência (Espanha), Joaquim Dasí Farinós, estará na Unisc para ministrar as aulas do curso internacional Coesão e Governança Territorial: desafios e perspectivas para o Desenvolvimento Regional, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – Mestrado e Doutorado. As atividades ocorrem na sala 1002, no bloco 10, e são destinadas a alunos e docentes dos cursos de pós-graduação e de graduação da Unisc; a integrantes do Observa-DR, de outras universidades, dos Coredes-RS, dos Consórcios Intermunicipais e dos Comitês de Bacias Hidrográficas; e à comunidade regional.

Entre os conteúdos apresentados por Farinós estão: Novos enfoques para o desenvolvimento local e regionalAbordagem da questão da “territorialização do desenvolvimento”Mudanças de tipo institucional e da participação pública associada à nova forma de abordar o desenvolvimento local e regional; e A questão da organização territorial do Estado e a coordenação interinstitucional. O curso é gratuito e possui carga horária total de 15 horas.

Sobre o docente

Joaquin Farinós Dasi é geógrafo e doutor em Geografia pela Universidade de Valência. Atua como professor na Faculdade de Geografia e História, Instituto de Desarrollo, local da Universidade de Valença. Sua atividade docente e de pesquisa abarca temas como o planejamento do desenvolvimento territorial, a governança territorial, a política regional europeia, a geografia política regional e a análise de políticas públicas.

Possui destacada atuação como consultor técnico da União Europeia para assuntos de governança e coesão territorial, desenvolvendo trabalhos em parceria com o Espon. Atua também assessorando o Ministério de Ciência e Tecnologia do governo espanhol em temas como cooperação e desenvolvimento territorial e planejamento regional. Tem inúmeros artigos e livros publicados sobre as temáticas de planejamento territorial, políticas públicas de desenvolvimento territorial, governança e coesão territorial.