AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A primeira Incubadora Tecnológica de Venâncio Aires que nasce de uma parceria entre a Prefeitura e a Unisc será instalada no campus da Capital Nacional do Chimarrão. A definição aconteceu nesta semana durante uma reunião virtual, quando foi apresentado pela Universidade à Administração Municipal, através do professor Rafael Kirst, o projeto de uma sala multiuso e funcional para a realização dos trabalhos da incubadora na Capital do Chimarrão.

A incubadora vai oferecer espaço físico, treinamentos, consultorias especializadas, orientação empresarial e suporte na elaboração de projetos para busca de recursos junto a órgãos de fomento para interessados em empreender. A instalação do espaço dentro da própria Universidade vai facilitar os trabalhos, já que a assessoria de professores e técnicos aos participantes fica ainda mais acessível.

O prefeito Jarbas da Rosa ressalta que o projeto prevê a incubação de empresas tecnológicas ou inovadoras ao longo de dois anos e, assim que elas estiverem preparadas para o mercado, poderão ir para o Parque Tecnológico, que deverá ser montado junto à área da antiga Favan. "Acreditamos muito no fomento de novas ideias e queremos incentivar os empreendedores locais a se desenvolverem de forma sólida, gerando riqueza e empregos qualificados”, destaca.

A parceria surge a partir de visitas técnicas da Administração Municipal à Incubadora Tecnológica da Unisc, em Santa Cruz do Sul e à Unisc Venâncio Aires. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, o projeto irá trazer resultados efetivos para o setor de tecnologia e inovação no município.  “Queremos agilizar para que esse projeto saia do papel o quanto antes. Apresentamos o projeto de parceria para o prefeito Jarbas da Rosa, e ele pediu prioridade, pois sabemos da importância que a incubadora terá para estimular a cultura empreendedora e o desenvolvimento sólido de novos negócios”, salientou Battisti.

Inscrições: em paralelo à estruturação do novo local, a Unisc está com inscrições abertas, até o dia 06/08, para nova turma no Vale do Rio Pardo para o Startup RS Start, parceria entre Unisc e Sebrae. “Mesmo que a estrutura física da Incubadora ainda não esteja pronta, empreendedores de Venâncio Aires também podem participar da seleção deste edital, pois o trabalho inicial do programa é focado em consultorias e palestras gratuitas”, lembra o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Huttmann. Segundo ele, são três meses intensos de atividades, com workshops e consultorias, apoiados por profissionais altamente capacitados e especialistas no desenvolvimento de novas startups. As inscrições podem ser feitas em: www.unisc.br/pt/tecnounisc/incubadora-tecnologica.

 

MENU PRINCIPAL