Nos dias 19 a 23 de outubro, aconteceu a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, tendo como tema Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira, com atividades coordenadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo foi mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.

A Unisc esteve representada por diversos grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, dentre eles o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS). Dentre as ações desenvolvidas, a atividade Ciência e Tecnologia: integrando escola, Universidade e comunidade promoveu a palestra intitulada Máscara de mergulho adaptada: novo dispositivo para ventilação de pacientes na pandemia pela Covid-19, apresentado de modo on-line pelas professoras Andreia Rosane de Moura Valim, Dulciane Nunes Paiva e Lia Gonçalves Possuelo.

A apresentação faz parte de segmento do projeto de pesquisa multicêntrico com coparticipantes das regiões nordeste, sul e sudeste do Brasil, coordenado pela professora Dulciane Paiva e intitulado Efetividade da máscara de mergulho adaptada (Máscara Owner) para ventilação não-Invasiva no cenário da pandemia pelo Sars-Cov-2: ensaio clínico randomizado, cujo objetivo é avaliar a segurança e eficácia da máscara Owner em relação à máscara orofacial convencional para a instituição de ventilação não-invasiva em pacientes com ou sem suspeita ou confirmação de COVID-19. O vídeo pode ser encontrado no link https://www.youtube.com/watch?v=HZJ37Zb4Oh0&feature=youtu.be