AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Fotos: Divulgação

Mark Gilchrist (E), Rochele Mosmann Menezes e Philip Howard
Da esq. para a dir.: Lucianna Auxi Teixeira Josino da Costa, Glaúcia Fernanda Varkulja, Juliana Gerhard, Rochele Mosmann Menezes, Marcelo Carneiro, Viviane Dias, Magda Machado de Miranda, Sylvia Lemos Hinrichsen, Ivan Leonardo Avelino França e Silva, Mark Gilchrist, Gavin Barlow, Philip Howard e Marcos Antonio Cavalcanti Gallindo

 

Nos dias 10 e 11 de junho, a farmacêutica e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc, Rochele Mosmann Menezes, e o professor do PPGPS, Marcelo Carneiro, participaram do curso Stewardship em Hospitais: melhorando o gerenciamento dos antimicrobianos por meio da educação e da implementação de intervenções eficazes, ofertado pela Anvisa em parceria com a British Society of Antimicrobial Chemotherapy (BSAC).

A atividade, realizada em Brasília (DF), contou com a participação de representantes da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH) de todos os estados brasileiros e foi ministrada por especialistas da BSAC com vasta experiência em prática de stewardship em hospitais. Entre eles estavam o consultor farmacêutico e presidente da BSAC, Philip Howard; o consultor farmacêutico Mark Gilchrist; e o consultor médico Gavin Barlo, além de outros profissionais de instituições brasileiras.

Durante o curso foi possível realizar a troca de experiências, abordar estratégias de implementação dos programas de gerenciamento de antimicrobianos e reforçar a necessidade do envolvimento de uma equipe multiprofissional nestas ações, tanto no contexto intra quanto no extra-hospitalar. 

Houve, ainda, o lançamento do Projeto Stewardship Brasil, que será desenvolvido pela Anvisa em parceria com o PPGPS da Unisc e o Hospital Santa Cruz (HSC), sendo o tema de pesquisa da mestranda Rochele Mosmann Menezes. O objetivo é avaliar o panorama do gerenciamento do uso de antimicrobianos em UTI Adulto nos hospitais brasileiros.

MENU PRINCIPAL