Defesa da dissertação

No dia 22 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGEdu), registrou a primeira defesa de dissertação de um aluno indígena. Na oportunidade, Onorio Isaias de Moura, do povo kaingang - etnia kaingang, natural da terra Indígena de Nonoai (RS), defendeu o estudo intitulado A mitologia Kaingang: a oposição e a complementaridade como um processo de educação intercultural e humanização. A pesquisa foi orientada pela professora Ana Luisa Teixeira de Menezes e teve como objetivo desenvolver reflexões sobre o pensamento e a filosofia kaingang, trazendo princípios cosmológicos culturais a partir das mitologias e dos seus princípios educacionais no processo intercultural, no sentido de contribuir para uma educação mais humanizadora para a sociedade envolvente.

O trabalho investigou a mitologia kaingang como um processo intercultural na educação, assim como procurou sistematizar princípios educativos a partir dessa mitologia. De acordo com o mestrando, para o entendimento dos princípios educativos da cultura indígena, faz-se necessário compreender os elementos que compõem a cultura kaingang, a partir da mitologia, para que possam contribuir no campo da educação. “Para tanto, busquei, na escrita, demonstrar como os kaingang vivenciam o mito, como é realizado esse aprendizado na aldeia e na universidade e quais são as funções do mito na organização social para os kaingang”, ressaltou.

Onório disse, ainda, que o trabalho se torna relevante devido à necessidade de se aprofundar o entendimento dos próprios kaingang acerca de sua mitologia, percebendo-os como pensadores e intelectuais.  “Ao longo do trabalho, tentei valorizar o pensamento kaingang na sociedade e na universidade, espaços que não consideram o kaingang como pensador ou filósofo, apresentando uma abordagem teórica sobre a compreensão da mitologia da oposição e complementaridade a partir da concepção kaingang e a relação de processo intercultural da mitologia”, acrescentou.

Graduado em Relações Públicas e agora Mestre em Educação, Onorio Isaias de Moura participa do Grupo de Pesquisa Peabiru - Educação Ameríndia e Interculturalidade (Ufgrs/Unisc) e foi aprovado no para cursar doutorado PPGEdu/Unisc.

Onorio Isaias de Moura

Alunos a aldeia Foxá, em Lajeado