Professores e estudantes, vinculados ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participaram da 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). A atividade ocorreu de 22 a 27 de outubro, de forma presencial, em Manaus, no Amazonas. O PPGEdu esteve representado pelos professores Cheron Zanini Moretti, Ana Luisa Teixeira de Menezes e pelo professor Éder da Silva Silveira e pelas estudantes Morgana Pereira da Costa e Carina Santos.

Ana Luisa foi uma das pesquisadoras convidadas a contribuir no manifesto de origem do Grupo de Estudos: Educação e povos originários com vistas a, em breve, consolidar-se como um Grupo de Trabalho da entidade.

O professor Éder da Silva Silveira acompanhou os trabalhos GT05 - Estado e Política Educacional e foi um dos palestrantes no painel temático “A implementação do novo Ensino Médio e repercussões nas escolas, no trabalho docente e na formação do estudantes”, enfocando no Novo Ensino Médio no Rio Grande do Sul. O pesquisador é também um dos organizadores do livro “Ensino médio, educação integral e tempo ampliado na América Latina” , que foi lançado durante o evento.

A professora Cheron Zanini Moretti acompanhou os trabalhos do GT06 – Educação Popular e passou a compor a coordenação científica nacional do GT. Além disso, apresentou trabalho completo intitulado “Pedagogia dos silêncios: experiências das mulheres na Pedagogia da Alternância” em coautoria do professor Everton Luis Simon e da professora Cristina Luisa Benck Vergutz (pós-doutoranda no PPGEdu). Na programação prévia ao evento presencial, a pesquisadora havia apresentado um trabalho em andamento e em co-autoria com a mestranda Morgana Pereira da Costa (bolsista Capes), “Pedagogia da Alternância: tramas com a Educação Ambiental Crítica e a Agroecologia”.

Os professores participaram de diferentes reuniões dos fóruns que compõem a Anped. Neste ano, em transição de editoria da Revista Reflexão e Ação, o professor Éder da Silva Silveira a representou no Fórum de Editores da Educação, o Fepae. Já a professora Cheron Zanini Moretti, esteve representando a coordenação do PPGEdu, Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd).

Trabalhos apresentados e os respectivos Grupos de Trabalhos:

Título: PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: TRAMAS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A AGROECOLOGIA
Autoras: Morgana Pereira da Costa e Cheron Zanini Moretti
GT6 - Educação Popular

Título: CRIANÇAS E INFÂNCIAS: EDUCAÇÃO E TEMPORALIDADE DOS COMEÇOS.
Autoras: Carina Ferreira dos Santos e Sandra Regina Simonis Richter
GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos.

IMG 20231022 WA0063