Felipe Nopes

(esq. para dir.): Eliane Fontana, Isabel Grunevald, André Viana Custódio, João Pedro Schmidt e Jacson Roberto Cervi (egresso do PPGD)

O grupo de pesquisa Comunitarismo e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), lançou na sexta-feira, 14 de setembro, o livro Políticas Públicas, cooperação e comunidades. A obra, publicada pela Editora CRV, é composta por produções vinculadas a seis dissertações e duas teses de concluintes do PPGD. Os organizadores são o professor João Pedro Schmidt e as egressas do programa, Eliane Fontana e Isabel Grunevald.

De acordo com Schmidt, que orientou todos os trabalhos presentes no livro, a produção dos grupos de pesquisa é elemento fundamental para o conceito atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos programas de pós-graduação stricto sensu. “A ideia principal é destacar a importância das comunidades e das organizações comunitárias na prestação de serviços de interesse público”, salientou.

As investigações sobre políticas específicas incluem a atuação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR); a publicidade dirigida ao público infantil; a relação da Prefeitura de Xangri-lá com os contribuintes veranistas; a intersetorialidade na política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente em município cearense, entre outros assuntos. “Para o PPGD, a publicação é de grande importância, pois fortalece o impacto dos grupos de pesquisa da universidade junto à comunidade. Além disso, a Unisc tem se colocado como referência no âmbito do comunitarismo”, destacou o coordenador adjunto do PPGD, professor André Viana Custódio.

O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Editora CRV, mas deve ser lido no aplicativo da editora. O arquivo em PDF está disponível em https://www.academia.edu/37318594/Pol%C3%ADticas_P%C3%BAblicas_Coopera%C3%A7%C3%A3o_e_Comunidades.

*Publicado por Felipe Nopes