De 4 a 6 de setembro ocorreu o V Seminário Temático do Grupo de Trabalho 06-Educação Popular, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em comemoração aos 40 anos de existência do GT. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) esteve representada. As atividades ocorreram no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A abertura do evento foi celebrada na “Casa Amarela”, no Sítio Trindade, na sala em que se reuniam educadores e educadoras do Movimento de Cultura Popular (MCP) fundado em maio de 1960 e extinto em março de 1964 com o golpe militar. Paulo Freire foi um dos primeiros integrantes do MCP, assim como José Peixoto que, na abertura, pôde narrar suas memórias no campo educacional e político daquele período e a fundação do GT 06 na ANPEd.

Nos dias seguintes, pesquisadores e pesquisadoras de todo o país apresentaram trabalhos. O Grupo de Pesquisa-CNPq: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais e o Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo, ambos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc, estiveram representados pela professora Cheron Moretti e Telmo Adams, além da mestranda Morgana da Costa, bolsista PROSUC Capes, com o trabalho intitulado “Instrumentos Pedagógicos e Participação: sistematização de experiência nas Escolas Famílias Agrícolas do Vale do Rio Pardo”

Nos dias 5 e 6, a professora e o professor coordenaram sessões de apresentações de trabalho. O evento terminou com apresentação da Orquestra Experimental de Frevo, projeto de extensão da UFPE, do Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação (CAC), composta por artistas da comunidade, estudantes e docentes.

O GT 06 voltará a se reunir na 41ª Reunião da ANPEd, em outubro de 2023, na cidade de Manaus, retomando aspectos da pedagogia da esperança. Até lá, o GT seguirá produzindo ciência popular.