AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

 

*Fabricio Weiss, engenheiro ambiental.

O dia 15 de outubro não é mais um dia qualquer. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) definiu que nesta data é comemorado o Dia do Consumo Consciente, com a proposta de despertar a consciência nos consumidores sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando. E como isso nos afeta?

O nosso dia a dia está diretamente relacionado as nossas escolhas. Desde o momento em que acordamos, quanto tempo demoramos no chuveiro, a nossa alimentação, a forma como nos locomovemos, os hábitos nos ambientes de trabalho, como usamos os objetos e insumos necessários ao desempenho das nossas atividades e como descartamos os nossos resíduos. Dicas como repensar sobre a real necessidade de se adquirir determinado produto, utilizar transporte coletivo e doar roupas e objetos que não utiliza mais devem ser práticas do nosso cotidiano.

A Unisc, através da Área Ambiental e do Setor de Higienização, a mais de uma década vem tratando desse assunto, incluindo as ações relativas ao descarte de resíduos pela campanha Põe a mão na consciência e, mais recentemente, com a divulgação de informações relativas ao uso consciente de energia elétrica, folhas de papel toalha, impressões, copos plásticos e uso do ar condicionado.

Para marcar a data, a Área Ambiental promove, no dia 16 de outubro, uma roda de conversa, na sala 101, a partir das 14 horas, com o tema Consumo consciente: os impactos na sua vida e no meio ambiente. Vamos repensar nossos hábitos, vamos promover mudanças em cada um de nós, pois isso refletirá positivamente na nossa sociedade e no mundo em que vivemos.

O contato com a Área Ambiental pode ser obtido pelo e-mail areambiental@unisc.br ou pelo ramal 7486.

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL