O Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP) está completando, em 2018, 25 anos de atuação na região. Para comemorar essa conquista, no dia 21 de novembro, haverá uma atividade alusiva à data, com a participação do gestor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, Julio César Ferst, que falará sobre Os Polos Tecnológicos e a ciência e tecnologia no RS. Após, haverá uma mesa-redonda com as ex-gestoras do PMT/VRP, professoras Adriane de Assis Lawisch Rodriguez, do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Ciências Agrárias, Erica Karnopp, do Departamento de História e Geografia, e Liane Mahlmann Kipper, do Departamento de Química e Física, que falarão sobre as suas experiências e como o PMT/VRP contribuiu para o desenvolvimento da ciência e tecnologia na região. Também será apresentado o projeto coordenado pelo professor Adilson Ben da Costa, intitulado Desenvolvimento e implantação de novas tecnologias para análise foliar e de solos.

O Programa de Apoio aos Polos de Inovação Tecnológica foi criado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia (SCT/RS), em 1989, para estimular a integração entre Universidades e Centros de Pesquisa com o setor produtivo, objetivando o desenvolvimento de tecnologias adequadas a diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

O PMT/VRP atua nas áreas de alimentos, meio ambiente, materiais, tecnologia da informação, biotecnologia e saúde. Ao longo dos 25 anos, muitos projetos de pesquisa e extensão foram desenvolvidos, tendo sido financiados tanto pelos governos Estadual e Federal, assim como por empresas, associações, cooperativas e prefeituras. Com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, já foram desenvolvidos mais de 40 projetos, com o apoio recebido da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, através do Programa de Polos Tecnológicos, sendo que atualmente estão em andamento três projetos.

A Unisc é a unidade gestora do PMT/VRP, sendo o Polo vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e funcionando por meio da infraestrutura física e de pessoal do Escritório de Projetos da Universidade.

Programação - 21/11

13h30: Credenciamento. Exposição Fotográfica - 25 anos do PMT VRP.

13h45: Abertura (Carmen Lúcia de Lima Helfer - Reitora; Marcelino Hoppe - Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Andréia Valim - Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; Angelo Hoff - Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias; e Michele Braun - Gestora do PMT/VRP).

14h: Palestra (Julio César Ferst - Orquestração/Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. Os Polos Tecnológicos e a ciência e tecnologia no RS).

15h: Mesa-redonda com ex-gestoras do PMT/VRP (Adriane de Assis Lawisch Rodriguez,  Erica Karnopp e Liane Mahlmann Kipper). Como o PMT/VRP contribuiu para o desenvolvimento da ciência e tecnologia na região.

16h: Apresentação do Projeto Desenvolvimento e implantação de novas tecnologias para análise foliar e de solos, financiado pela SDECT/RS (Adilson Ben da Costa – Coordenador de Pesquisa).

17h: Encerramento.