A iniciativa foi desenvolvida pelo Programa de Pós - Graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), fez a entrega do registro concedido aos inventores do programa de computador “PCD Empregos - Santa Cruz do Sul: uma solução tecnológica online”. De autoria dos pesquisadores Liane Mahlmann Kipper; Betina Hillesheim; Gustavo Lüdtke da Silva; e Cláudia Virginia Hirsch Kopp, o pedido de registro foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O PCD Empregos Santa Cruz do Sul é uma ferramenta gratuita dedicada a conectar pessoas com deficiência a oportunidades de emprego na região de Santa Cruz do Sul. É desenvolvido por pesquisadores da Unisc em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Empresas que desejam recrutar candidatos PCD podem enviar as vagas de emprego de forma personalizada, sem custos. Já os candidatos interessados podem acessar o site pcdempregoscs.com.br e fazer a inscrição nas vagas disponíveis de forma gratuita.

Saiba mais

O estudo surgiu da pesquisa intitulada “Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”, realizada no Programa de Pós - Graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc. O desenvolvimento da ferramenta é justificado pela demanda identificada entre as pessoas com deficiência que utilizam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Beatriz Jungblut.

A pesquisa foi exploratória e descritiva iniciando com o mapeamento do fluxo de preenchimento de vagas exclusivas, desde o CRAS até a empresa, identificando necessidades relacionadas ao atual processo de recrutamento e seleção pelos participantes do serviço. Dessa forma, foi detectado no território que a forma inicial de busca por potenciais candidatos PCD´s, até o momento, passa por fichas de papéis e transporte físico do currículo até o recrutador. Então, foi possível levantar hipóteses questionando se o atual procedimento está sendo eficaz e rápido, ou se existe o espaço para uma nova tecnologia social que promova a melhora do fluxo.

O objetivo foi disponibilizar uma solução tecnológica online para facilitar a inclusão de pessoas com deficiências de Santa Cruz do Sul em oportunidades de empregos, fazendo com que o currículo do candidato chegue, em segundos, ao recrutador, de forma automática.

PCDsite