Universidades, centros e institutos de ensino, ciência e tecnologia de todo o país realizam uma intensa programação nesta quarta-feira, 25 de outubro, para marcar o Dia C da Ciência. A mobilização nacional visa sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por essas instituições e mostrar como elas estão modificando para melhor o cotidiano das pessoas e do país.

Na Unisc, ocorrem diversas atividades, desenvolvidas ao longo do dia por pesquisadores e estudantes de pós-graduação:

- Aplicação da pesquisa Intersecções jurídicas entre o público e o privado: a vivência da solidariedade, com enfoque na pessoa com deficiência, do Grupo de Estudos Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, e uma palestra para alunos da Escola de Educação Básica Educar-se sobre sociedade, narrativas e tecnologias emergentes, a partir das 13h45, no Memorial da Unisc, com os professores e pesquisadores da universidade, Demétrio de Azaredo Soster e Leonel Pablo Tedesco.

-Por meio da parceria entre os Programas de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Sistemas e Processos Industriais e Tecnologia Ambiental, o TecnoUnisc, o Centro de Pesquisa e Treinamento em Biotecnologia da Unisc (CPTBio) e a HBier Cerveja Artesanal, será realizado o 1º Happy Hour with Science, às 19 horas, na HBier Garten, em Santa Cruz do Sul. Haverá um quiz com perguntas relacionadas aos projetos desenvolvidos pelos programas de pós-graduação; desafios científicos, valendo brindes aos voluntários; telão com vídeos sobre aos projetos, mostrando os ambientes e as pesquisas desenvolvidas na Unisc; e uma breve apresentação dos pesquisadores envolvidos. A atividade contará com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação e de professores dos programas de pós-graduação.

-O Programa de Pós-Graduação em Administração -  Mestrado Profissional (PPGA) promove Case de empresa do TecnoUnisc: inovação e empreendedorismo e um Tour nas dependências do Parque Tecnológico, a partir das 14 horas, no bloco 16, sob a responsabilidade do professor Marco Antonio Fernandes de Oliveira e do gestor do TecnoUnisc, Fernando Stanck.

- O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado (PPGD) desenvolve atividade no Centro de Convivência, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, com tema Estatuto do Idoso, o que você conhece?, sob a responsabilidade da professora Silvia Virginia Coutinho Areosa.

- O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado (PPGTA) desenvolve o 3º Workshop Internacional, intitulado Gestão e Manejo Ambiental: Formação de Recursos Humanos Qualificados em Programas de Mestrado no Chile e no Brasil.

-Sob a responsabilidade do professor do Departamento de Informática, Leonel Tedesco, ocorre no Laboratório 28, bloco 17, o evento Veículos autônomos – o que são e como podem impactar nossas vidas?. O público-alvo é a comunidade em geral, especialmente estudantes de nível fundamental e médio.

- Também estão sendo desenvolvidas atividades em escolas da Educação Básica, sendo elas:

*Roda de Conversa com professores da Educação Básica sobre a Complexidade do transtorno do espectro autista. Coordenador: Nilton Cézar Rodrigues Menezes (Doutorando PPGEdu/Unisc). Palestrante: Psicólogo Fernando Veiga (Grupo GAIA - Unisc). Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder. Santa Cruz do Sul. Horário: 15h30-17h30.

*Roda de Conversa com professores da Educação Básica sobre Tecnologias digitais no ensino fundamental. Coordenador: Nilton Cézar Rodrigues Menezes (Doutorando PPGEdu/Unisc). Palestrantes:  Andréa Aparecida Konzen (Docente da Unisc) e Felipe Gustsack (Docente do PPGEdu/Unisc). Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder. Santa Cruz do Sul. Horário: 09h30 -11h30

*Oficina Ninguém sabe o que pode o cientista social.  Oficineiras: Nize Maria Campos Pellanda (Docente do PPGEdu/PPGL/Unisc), Fabiana Piccinin (Docente do PPGL/Uunisc) e  Maria de Fátima de Lima das Chagas (Doutoranda PPGEdu/Unisc). Trata-se de um conjunto de vivências baseadas em pressupostos epidêmico/ontogênicos da complexidade e que demarcam uma nova ética para o pesquisador que assim formulamos: O que significa pesquisar na perspectiva da complexidade? O que significa viver na perspectiva da complexidade? Local: Santa Cruz do Sul.

*Visita às escolas estaduais, municipais e particulares, divulgando a pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Unisc.

*Publicado por Josemar Santos