Dentro da programação do 7º Ciclo de Conferências e alusiva ao Dia do Pesquisador, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc (PROPPG) promove, no dia 6 de julho, a palestra A pesquisa no Brasil - perspectivas e desafios. A atividade será ministrada pela professora Márcia Cristina Bernardes Barbosa, tendo início às 9 horas, no Auditório do Memorial.

O encontro previsto no Programa Pedagogia Universitária é aberto ao público em geral, podendo participar estudantes da graduação e da pós-graduação, não havendo necessidade de inscrição prévia. Todos os bolsistas devem participar das atividades do 7º Ciclo de Conferências que compõem o Programa de Capacitação para Bolsistas. Os professores que desejarem participar da palestra acompanhando a sua turma de estudantes em horário de aula, devem comunicar o número de alunos por meio do e-mail lisandrak@unisc.br.

A professora Márcia Cristina Bernardes Barbosa possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É pesquisadora nível 1B do CNPq, professora titular da Ufrgs e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente em água, suas anomalias e soluções aquosas. Por seu trabalho anomalias dinâmicas da água, ganhou o Prêmio Loreal e Unesco de Mulheres nas Ciências Física e o prêmio Claudia em ciência, ambos em 2013. Em paralelo, tem atuado em questões de gênero na ciência, pelo qual ganhou, em 2009, a Nicholson Medal, concedida pela American Physical Society. Por seu trabalho junto à pós-graduação, recebeu o Prêmio Anísio Teixeira da Capes. Atua, ainda, como membro da diretoria da Academia Brasileira de Ciências.

*Publicado por Josemar Santos