A professora do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Unisc, Letícia Diesel, teve contemplado um projeto na Chamada CNPq/MCTIC nº 31/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A Chamada tem por objeto apoiar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio do estímulo à participação e à formação de meninas e de mulheres para as carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

Os recursos da Chamada são destinados ao financiamento de itens de custeio (material de consumo, diárias, passagens etc.), de itens de capital (equipamentos, material permanente e bibliográfico) e de bolsas (70% do valor total do projeto).

A professora Letícia pretende, com o projeto, ampliar a participação feminina na atividade científica, ainda mais na área tecnológica, especificadamente na engenharia. Para as atividades do projeto serão selecionadas bolsistas entre as alunas das escolas públicas da cidade de Santa Cruz do Sul. Os locais das atividades serão o Laboratório de Desenvolvimento de Produtos, do curso de Engenharia de Produção, e as escolas. Nesses locais, os trabalhos desenvolvidos serão acompanhados pela coordenadora do projeto e por professores, técnicos administrativos e acadêmicas da graduação da Unisc. As alunas bolsistas terão a oportunidade de conhecer e de desenvolver o senso crítico e a experimentação tecnológica, despertando para a área tecnológica e para o seu desenvolvimento e aprimoramento.

O CNPq divulgou que foram 78 projetos aprovados no País e que levarão, a partir deste ano, o fazer e o pensar científico a meninas de 370 escolas públicas brasileiras da Educação Básica. O termo de aceitação de apoio financeiro já está assinado pela contemplada e coordenadora do projeto. Após o recebimento do recurso financiado pelo CNPq, inicia-se a execução das atividades, com o auxílio administrativo do Escritório de Projetos da Unisc.

A Universidade parabeniza a contemplada e agradece a todas as pesquisadoras que submeteram propostas à Chamada.