AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado (PPGPS), em parceria com o Laboratório de Nutrição Experimental da Unisc, realiza um estudo sobre o uso de suplementos alimentares por frequentadores de academias em Santa Cruz do Sul. A pesquisa conta com a parceria de 33 academias e pretende avaliar aproximadamente 4 mil frequentadores do município. O objetivo é comparar os efeitos do consumo de suplementos alimentares associado à dieta habitual e ao estilo de vida de frequentadores de academias, verificando os efeitos sobre a composição corporal e as possíveis alterações sobre os marcadores bioquímicos da função renal e hepática.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, professora Silvia Isabel Rech Franke, a ideia é melhorar o entendimento do impacto da suplementação alimentar em adeptos da prática de exercícios físicos em academias, permitindo entender com mais detalhes essa relação, de forma que possa auxiliar no desenvolvimento de estratégias para o manejo clínico-dietético da suplementação alimentar, minimizando um possível impacto negativo sobre a saúde. “Esse estudo irá fornecer informações para que os profissionais da saúde reconheçam a importância do diagnóstico de possíveis alterações fisiológicas, bem como fazer uma avaliação de um subgrupo para entender o possível potencial de induzir danos oxidativos, renal e hepático associados ao uso de suplementos e à prática de exercícios físicos em academias”, ressaltou.

Quem for frequentador de academia em Santa Cruz do Sul, tiver idade superior a 18 anos e interesse em colaborar com o estudo, pode responder o questionário disponível no site https://laboratorio-de-nutricao-experimental-unisc.webnode.com/pesquisa-1/, ou entrar em contato com os pesquisadores pelo fone (51) 99864-5741.

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL